sexta, 19 de abril de 2024
Região

Ibaté: vacinação anti-rábica será no dia 11 de setembro

13 Ago 2010 - 14h40Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de Ibaté realizará, através do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a vacinação anti-rábica.

A vacinação será feita no dia 11 de setembro, das 8 às 17 horas em 11 pontos fixos distribuídos em diversos bairros da cidade.

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, pede aos donos de cães e gatos que levem seus animais de estimação para esta importante vacinação. “Leve o seu animal numa corrente ou guia. Esta vacina é extremamente segura, importante e gratuita”, diz.

Em 2009 a cidade vacinou 5.738 cães e gatos. A estimativa para este ano é manter o patamar do ano anterior, já que a população de cães e gatos não tem aumentado desde a inauguração do Centro de Zoonozes. “Desde a inauguração do Centro de Zoonozes já foram realizadas mais de 2 mil castrações de animais, por isso, a estimativa é vacinar o mesmo número de animais ou no máximo 5% a mais”, conta João Vítor Rosa Júnior, assessor e coordenador do departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

O médico veterinário fala sobre a importância da vacinação anti-rábica. “As zoonozes são doenças transmitidas ao homem. E a raiva é uma zoonoze muito perigosa, tanto para os animais, quanto para a família e que não tem cura”, explica João Vítor.

Na zona rural a vacinação deverá ser realizada no dia 18 de setembro.

A DOENÇA - Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença. Nos humanos, afeta o sistema nervoso central, podendo levar a morte.

Leve seu cão ou gato a um dos postos de vacinação

- PSF Jardim Icaraí;
- PSF Jardim Cruzado;
- PSF Encanto do Planalto;
- PSF Nosso Teto;
- PSF Jardim Mariana;
- Centro de Saúde;
- Almoxarifado Municipal;
- Centro de Zoonozes;
- Colégio Objetivo;
- Supermercado Mariana;
- Escola André Donatoni.

Leia Também

Últimas Notícias