sexta, 26 de julho de 2024
Região

Ibaté: Unidades de saúdes estarão abertas para vacinação contra a gripe

12 Mai 2017 - 16h50Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Acontece neste sábado, 13, a mobilização nacional do "Dia D" de Vacinação Contra a Influenza, e todas as unidades de saúde de Ibaté ficarão abertas das 8h às 17h para intensificar a ação.

A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento de Saúde, vem imunizando as pessoas que integram os grupos prioritários contra a gripe desde o início da campanha no dia 17 de abril.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pela doença.

A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo, que antes era formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.Para os professores, a ação ocorrerá no âmbito do Programa Saúde na Escola, que prevê o acompanhamento e regularização das coberturas vacinais da população.O ideal é que todas as pessoas dos grupos definidos busquem a vacinação dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde e estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, pois a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito.

O objetivo do Ministério da Saúde, e também da Prefeitura de Ibaté, é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal. "Quem tomou a vacina no ano passado e faz parte do público-alvo, precisa se imunizar novamente. É importante que todos já estejam imunizados antes da chegada do inverno, que é o período em que o vírus mais circula, por isso, quanto mais cedo à pessoa se vacinar, melhor e mais eficaz a prevenção contra a gripe", explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francisca França.

Leia Também

Últimas Notícias