sábado, 20 de abril de 2024
Região

Ibaté: Semana Nacional do Trânsito é tema de projeto na EM Julio Benedicto Mendes

23 Set 2017 - 07h13Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado no próximo dia 25 de setembro. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito que ocorre, anualmente, entre 18 e 25 de setembro. Assim sendo, um importante projeto relacionado ao tema foi realizado na Escola Municipal "Julio Benedicto Mendes", em Ibaté.

Durante toda a semana, foram desenvolvidas atividades de forma interdisciplinar, entre os professores de sala (PEB I) e o professor de Educação Física (PEB II), sobre a história do trânsito no Brasil, com ditados, caça palavras, jogo da memória explorando as placas de trânsito e bingo utilizando palavras relacionadas ao tema.

Para mostrar a mudança de postura de toda a sociedade na redução de acidentes, os docentes da unidade escolar explanaram sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária, historicamente, voltada à circulação de veículos automotores.

Nas aulas de Educação Física, os alunos participaram de um teatro vivenciando os fatos do cotidiano de uma forma bem construtiva e divertida.

Para o docente Christiano Anselmo de Oliveira, as aulas de Educação Física são momentos de muito conhecimento e aprendizado. "A aula de Educação Física não é apenas ir para a quadra, correr, correr, correr e voltar para a sala de aula. Trabalhamos de forma interdisciplinar com o professor PEB I. A Educação Física permite aos alunos a possibilidade de se movimentar com fins pedagógicos e educacionais e isso faz a diferença", comentou o professor.

O objetivo da direção, coordenação e dos docentes da unidade de ensino, foi envolver os alunos nas atividades educativas e de prevenção de acidentes, proporcionando dessa forma, reflexões sobre os diversos papéis desempenhados no trânsito e, ainda, ensinar atitudes de respeito, precaução e responsabilidade, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar.

Para o diretor Alexandre Gaspar, esse é um tema que merece destaque, já que os alunos são multiplicadores das informações. "Os alunos ensinam os familiares sobre o que aprendem no ambiente escolar, dessa forma toda a sociedade se beneficia do que é trabalhado na escola. Vale ressaltar que os docentes trabalharam nesse projeto de forma brilhante, como de praxe, conscientizando os alunos que a escolha deles fazem a diferença não só no trânsito, mas em tudo! A qualidade do ensino está nas mãos dos docentes, e eles fazem a diferença na Rede Municipal de Ibaté!", finalizou Gaspar.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Esse ano o tema da Semana Nacional de Trânsito é "Minha escolha faz a diferença no trânsito". Vale ressaltar que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas, por isso ações e projetos como esse são importantes para reduzirmos as vítimas do trânsito, já que a mudança só acontecerá com educação perene e não apenas com campanhas sazonais.

Leia Também

Últimas Notícias