sábado, 20 de abril de 2024
Qualidade de Vida

Festas e passeios garantem a alegria dos idosos de Ibaté

24 Ago 2018 - 13h01Por Redação
Festas e passeios garantem a alegria dos idosos de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté se tornou referência regional devido às atividades oferecidas aos frequentadores, entre elas festas e viagens, que garantem qualidade de vida aos idosos.

Uma das folias mais aguardada pelos idosos é a Tradicional Festa Julina, onde são servidas comidas e bebidas típicas, além de apresentações de danças, como a tradicional quadrilha, e aconteceu no último mês de julho.

A festa foi preparada pela coordenadora do local, Dirce Lopes Peruchi, que destacou a importância desses eventos na vida dos idosos. “Quando as pessoas chegam à terceira idade, elas contam histórias de quando eram jovens e quem, quando crianças ou adolescente, não participou de festas assim nas escolas, nas comunidades ou até mesmo em fazendas? Então é uma forma de resgatar a história para eles e o entretenimento”, apontou.

A coordenadora relatou que durante os preparativos do evento, os próprios frequentadores confeccionaram enfeites e ensaiaram a dança da quadrilha. “É gostoso também ver o empenho deles durante os preparativos para a festa, o entusiasmo e a expectativa de participar”, disse.

Agora, no próximo mês, em setembro, os frequentadores do Centro da Melhor Idade visitarão a cidade de Holambra. A atividade faz parte do calendário de atividades diversificadas que o projeto oferece aos idosos, com o objetivo de proporcionar dias animados e diferentes do cotidiano. “Em Holambra, os idosos aprenderão mais sobre os cuidados para com as plantas, conhecerão várias espécies de flores, além de visitar vários pontos turísticos da cidade”, observou Dirce.

Com mão de obra qualificada no setor agrícola, Holambra destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas da América Latina.

Holambra é considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora, que é a feira que os idosos de Ibaté irão visitar.

De acordo com Dirce, muitos dos idosos quando foram ao Centro da Melhor Idade pela primeira vez apresentavam avançados quadros depressivos e com as atividades, como festas, passeios e outros, oferecidos no local, atualmente, eles têm uma nova vida e visão diferente de como viver. “São momentos como estes que trazem alegria para a vida dos nossos idosos, pois muitos haviam esquecido que participaram de festas semelhantes, antes de frequentarem o nosso espaço. Não tinham mais opções de passeios, conhecimentos, prática de exercícios, enfim, para eles é, de fato, uma nova vida, pois agora têm várias oportunidades”, contou.

O prefeito José Luiz Parrela destacou essas atividades que são realizadas no Centro de Convivência. “São momentos de muita alegria e lazer para os nossos ‘jovens’ da melhor idade. Todos os anos, coordenados pela Dirce, o nosso Centro da Melhor Idade realiza essa grande Festa Julina para os nossos idosos, resgatando as danças e comidas típicas, dessa época do ano. As viagens complementam as festas e os idosos se sentem valorizados, sem contar as oficinas, onde ocupam a cabeça”, finalizou o chefe do Executivo.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE

O Centro de Convivência é um projeto da Prefeitura Municipal e tem como principal objetivo trabalhar com a dinâmica e a saúde mental da melhor idade.

O espaço, além de possuir instalações específicas destinadas ao desenvolvimento das atividades do público da Melhor Idade, oferece diariamente um reforçado café da manhã, dinâmicas, alongamentos, passeios, cursos, entre outras atividades

Leia Também

Últimas Notícias