quinta, 30 de maio de 2024
Região

DIG recupera carga de café roubada e detém 11 pessoas em Descalvado

Empresário e carreteiro acabaram preos em flagrante.

19 Ago 2015 - 23h39Por Descalvado Agora

Na tarde de quinta-feira (19) policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos, conseguiram prender um atacadista, um carreteiro e detiveram outras nove pessoas que estavam carregando em uma carreta baú uma carga de café da marca Três Corações que foi roubada em Pirassununga.

A carreta chegou a passar por municípios da região e o serviço de inteligência da DIG chegou a montar na quarta-feira (18) uma campana a espera da carga que poderia passar pela cidade de Porto Ferreira, porém os investigadores descobriram que os marginais teriam desviado o caminho e chegaram pela manhã desta quinta-feira em de Descalvado.

Em uma ação rápida uma equipe de investigadores agindo em sigilo seguiu para o município e no início da tarde comunicaram o delegado Gilberto de Aquino sobre o encontro da mercadoria que estava sendo coloca em uma carreta baú, placas FQG 9372 - Anápolis - GO, que era puxada pelo cavalo mecânico Mercedes Benz, azul, placas NVW 4444 - Campinas - SP.

Rapidamente o delegado Gilberto de Aquino e os demais policiais da DIG seguiram para Descalvado e com apoio da equipe de investigadores do delegado João Alaor Garcia cercaram a carreta e o depósito de um atacadista localizado na rua Padre José Gaspar,  no Jardim São Sebastião, onde prenderam o carreteiro Henrique N.L., 63, morador em Criciúma/SC e nove homens de Descalvado que alegam ter sido contratados como chapa e que ganhariam entre R$ 50,00 e R$ 100,00 para descarregar a carga de café.

Segundo os suspeitos, a carga que seria levada para outro local que ele desconheciam. Eles disseram que foram contratados pelo empresário Romildo R., 43, que foi preso no interior de sua empresa e apresentou uma nota fiscal que o delegado Gilberto de Aquino constatou ser falsa.

O empresário se defendeu dizendo que teria comprado a carga de uma empresa no bairro Sacomã, na capital paulista. Revistando o interior do depósito os investigadores da DIG encontraram inúmeras cargas que tiveram amostras apreendidas para que a DIG possa apurar se outras cargas roubadas teriam passado pelo local. O delegado Gilberto de Aquino informou que o caso estava sendo investigado a cerca de dois dias pela Divecar/ Deic da capital e DIG de São Carlos. Aquino informou que nesta semana outra quadrilha especializada em máquinas e implementos agrícolas foi presa em uma mega operação da Polícia Civil de São Carlos, Porto Ferreira e esta nova investigação poderá identificar outro braço de outra quadrilha que teria ligação com marginais de outro estado que o delegado prefere manter em sigilo.

As onze pessoas foram detidas e encaminhadas em viaturas da Polícia Civil para o prédio da DIG de São Carlos.

O empresário e o carreteiro foram ouvidos e posteriormente foram autuados em flagrante pelo crime de receptação de carga roubada e no início da madrugada desta quinta-feira foram encaminhados para o Centro de Triagem (CT) de São Carlos, onde aguardam transferência para o Anexo de Detenção Provisória (ADP) de Araraquara.

Leia Também

Últimas Notícias