sexta, 26 de abril de 2024
Educação

Departamento de Educação e Cultura faz balanço do ano letivo 2018

30 Dez 2018 - 10h24Por Redação
Departamento de Educação e Cultura faz balanço do ano letivo 2018 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Departamento de Educação e Cultura de Ibaté encerrou nesta sexta-feira, 28, as atividades de 2018, com a atribuição de aulas aos mais de 240 professores da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, a rede administra 13 unidades escolares e, no próximo ano, receberá mais uma unidade, com a inauguração de mais uma Creche, no bairro Jardim Cruzado.

Em 2018, os professores iniciaram o ano escolar no dia 1 de fevereiro, sendo recepcionados pela equipe gestora da escola e, no dia seguinte, participaram do Planejamento Anual e as aulas tiveram início no dia 5 de fevereiro.

A Educação Municipal obteve grandes avanços e destaques. Um deles foi a nível nacional, na qual a rede atingiu no índice do Ideb, nota superior à média nacional prevista para 2021. Outro avanço foi a implantação das avaliações unificadas internas, elaboradas pela equipe pedagógica da rede e aplicadas próximo ao término de cada bimestre. Essas avaliações, Língua Portuguesa e Matemática, são baseadas no planejamento anual e depois de corrigidas, faz-se a devolutiva aos professores apontando os pontos positivos e os que mais precisam de atenção para que realizem as ações necessárias visando, assim, sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos.

No início do segundo semestre, de modo pioneiro, foi implementado o piloto das avaliações unificadas online, na qual os alunos realizam a avaliação nos laboratórios de informática. Tão positiva foi esta ação, que no último bimestre foi ampliado para mais duas unidades escolares.

De janeiro a março, membros da equipe do Departamento participaram de formação sobre a BNCC, sobre sistema operacional e Educação Especial. No decorrer do ano, muitos foram os projetos ocorridos nas unidades escolares, tais como, o Dia do Índio, Páscoa, Dia das Mães, Semana do Brincar, Meio ambiente, Festa Junina, Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade, Festa da Família, Folclore, Primavera, Festa da Criança, Consciência Negra, Cantata Natalina, e as participações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Omep Nível A (Olimpíada de Matemática), Programa Educacional do Agronegócio na Escola e a Formatura do Proerd.

O Departamento de Educação e Cultura deseja a todos que as luzes do novo ano brilhem e tragam a todos novos desafios, novos projetos e muito sucesso. Um próspero Ano Novo!

Leia Também

Últimas Notícias