sexta, 26 de abril de 2024
Região

Capitão Cardeal é o novo comandante da Polícia Militar em Porto Ferreira

17 Jul 2015 - 15h35Por Jornal do Porto / C. Colussi com informações de Osni Martins
Cardeal assume o comando da 4ª Companhia. ( Jornal do Porto / C. Colussi) - Cardeal assume o comando da 4ª Companhia. ( Jornal do Porto / C. Colussi) -

A Polícia Militar de Porto Ferreira tem um novo comandante. O Capitão César Alexandre Cardeal chegou ao município na última semana para substituir o Capitão Marcelo Sançana, que deixou recentemente a 4ª Companhia do 38º Batalhão da PM do Interior.

Cardeal estava no comando da 1ª Companhia de Polícia Rodoviária de Araraquara antes de ser designado para Porto Ferreira. O oficial é natural de São Paulo. Em 1997 formou-se na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) em São Paulo.

Desde então já atuou no 19º Batalhão de Polícia Militar, na Zona Leste da Capital quando ainda era aspirante. Foi promovido à patente de segundo tenente e foi para Franca onde atuou no 15º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Em 2002 esteve em São Carlos para trabalhar no 38º Batalhão. Em 2007 decidiu retornar para a Capital e foi designado para o 27º Batalhão da PM Metropolitano.

Em 2008 foi para o Comando Geral da PM do Estado de São Paulo.

Em 2011 optou por retornar a São Carlos e permaneceu no 38º Batalhão. No ano seguinte, promovido a capitão, César Alexandre Cardeal aceitou o comando da 1ª Companhia do Policiamento Rodoviário, em Araraquara, a convite do Major Márcio Rogério Simplício, que assumiria o comando do 3º Batalhão da PM.

Casado, pais de dois filhos - uma jovem de 22 anos e um rapaz de 16 anos -, falou de sua predileção pela vida interiorana. Em entrevista concedida na tarde de terça-feira, 14 de julho, o novo comandante agradeceu, em um primeiro momento, o convite do Coronel Jean Coronel Jean Charles Zanato para a 4ª Companhia em Porto Ferreira, onde havia atuado como comandante interino em substituições administrativas.

Cardeal elogiou o trabalho desenvolvido pelo Major Valdemir Guimarães Dias por sua atuação no policiamento ostensivo nas ações de segurança e pelo trabalho desenvolvido pelo Major Marcelo Sançana pelo projeto social de apoio às famílias e de combate às drogas com envolvimento da sociedade civil em parceria com a corporação.

"Venho para aprimorar o trabalho de combate ao tráfico de drogas e analisar as estratégias para a redução da criminalidade e da violência", afirmou o novo comandante da PM de Porto Ferreira. "Quero agir para melhorar a qualidade de vida da população a médio e longo prazo porque não basta a repressão imediata, é preciso intensificar o combate e dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado".

Para alcançar esses objetivos, o Capitão Cardeal conta com o apoio do subcomandante da companhia, o Tenente Régis, que conheceu em 2007, e com policiais militares empenhados e compromissados com a segurança pública.

Na perspectiva do projeto social desenvolvido por Sançana, o comando da 4ª Companhia pretende relançar a cartilha "Não use drogas" para ser distribuída nas unidades escolares do município. Ao mesmo tempo, haverá a retomada do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) com palestras a serem ministradas pelo Cabo Osni Martins.

"Sempre quis trabalhar em Porto Ferreira, é uma cidade onde há muito o que se fazer, e o que mais me chamou a atenção foi o contato da Polícia Militar com a sociedade e com os órgãos que a regem, e é o perfil da sociedade que me despertou para minha atuação como comandante", afirmou o Capitão César Alexandre Cardeal.

Leia Também

Últimas Notícias