sexta, 26 de abril de 2024
Região

Araraquara: curso gratuito de motofrete está com inscrições abertas

17 Out 2011 - 11h52

As inscrições para o curso de qualificação profissional para motofrete estão abertas no Sest/Senat de Araraquara. São 300 vagas gratuitas conquistadas pelo prefeito Marcelo Barbieri para a cidade por meio de convênio com a Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho (Sert).

"A liberação dessas vagas gratuitas são fundamentais para que esses profissionais possam trabalhar com qualificação e segurança. Essa é uma grande conquista, especialmente nesse momento de desenvolvimento vivido pela cidade, que exige qualificação para ocupação dos postos de trabalho", salientou o prefeito.

Os profissionais que trabalham com entrega de mercadorias e exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas podem se inscrever até o dia 30 de novembro.

Para realizar a inscrição é necessário comparecer pessoalmente ao Sest/Senat, na Avenida Antenor Elias, n° 1.450, IV Distrito Industrial e retirar a relação de documentos necessários para efetuar a matrícula.

São requisitos para participar do curso já ter completado 21 anos; estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria "A"; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O curso tem duração de 30 horas e cada turma terá entre 25 e 30 alunos, com possibilidade de horários de manhã, tarde e aos finais de semana. As aulas terão início conforme as turmas forem atingindo o número indicado de inscritos.

A estrutura curricular engloba os seguintes tópicos: Ética e cidadania na atividade profissional, Noções básicas de legislação, Gestão do risco sobre duas rodas, Segurança e saúde, Transporte de pessoas ou Transporte de cargas e Prática veicular individual específica (carga ou pessoas).

O Sest/Senat está credenciado junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) para ministrar o curso de acordo com os requisitos e exigências estabelecidas pelo órgão estadual.

Obrigatório

Em 2009, foi sancionada a Lei nº 12.009, que regulamenta o exercício da profissão motofretista. Em 2010, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu a Resolução nº 350 que institui o curso de motofrete como obrigatório para os profissionais da área.

A fiscalização começará a ser feita a partir de agosto de 2012. Dessa maneira, o curso oferecido pela Sert (Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho), visa capacitar os trabalhadores do setor, oferecendo um curso gratuito para a adequação dos motofretista à nova resolução.

Serviço

Matrícula: até 30 de novembro
Local: Sest/Senat, Avenida Antenor Elias, n° 1.450, IV Distrito Industrial - Araraquara
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone: (16) 3336-2090

Leia Também

Últimas Notícias