terça, 23 de abril de 2024
Região

Alunos do Centro Cultural de Ibaté participam de Roda de Capoeira na USP São Carlos

13 Mar 2015 - 09h07Por Assessoria Imprensa Prefeitura de Ibaté
0 - 0 -

Hoje o mundo reconhece a capoeira enquanto singular manifestação cultural e socioeducativa. De origem popular, advinda de um contexto adverso e injusto, a capoeira dialogou intensamente com a história e formação de nosso país e de nosso povo. Outrora mazela social é, em nossos dias, exemplo de transformação de status e seus mestres e mestras reconhecidos enquanto educadores, formadores de homens e mulheres.

No Centro Cultural de Ibaté, a oficina de capoeira é direcionada ao público infantil e adolescente como um espaço de trocas de saberes e percepções com objetivo principal de colaborar para a formação de pessoas sonhadoras e construtoras de um mundo melhor. 

Para tanto, a musicalidade, gestualidade, ritualidade e historicidade da capoeira é vivenciada e incorporada a partir dos saberes tradicionais desta arte.

Atualmente, além das aulas regulares de capoeira que ocorrem semanalmente de segunda e quinta-feira, o Contramestre Adan Parisi e a arte-educadora Maira Miller Ferrari buscam estimular a participação dos alunos do Centro Cultural em ações externas como a roda mensal de capoeira que ocorre no CAASO/USP na cidade de São Carlos. 

Este evento é realizado pelas escolas de capoeira Sankofa e Manifesto, além de capoeiristas convidados. Os alunos participam nesta segunda-feira, 16, deste importante encontro. 

“Nosso objetivo é aprofundar os conhecimentos dos alunos em relação à capoeira e aproximar o universo acadêmico à realidade destas crianças. Para isso contamos com o comprometimento e o envolvimento de nossos excelentes professores e com o apoio que temos recebido do Prefeito Dr. Alessandro Rosa”, afirma Joziel Gama Diretor do Centro Cultural de Ibaté. 

Segundo Adan Parisi Contramestre do Centro Cultural, a Prefeitura Municipal de Ibaté tem papel fundamental, uma vez que acredita e apoia o projeto, viabilizando a participação nos eventos externos e almejando ampliar as ações a partir de eventos específicos de capoeira a serem realizações no município.  

Joziel Gama deixa o convite para toda a comunidade de Ibaté, em especial, aos pais e mães com filhos com idade de 4 a 12 anos para conhecerem o trabalho. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3343-4676. 

Leia Também

Últimas Notícias