sexta, 19 de abril de 2024
Região

1ª Jornada da Cidadania termina na quarta

Haverá orientação médica, corte de cabelos, pinturas, brinquedos e muito mais

08 Jun 2010 - 10h00Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de Ibaté, em parceria com a ETEC Ibaté deu início a Jornada da Cidadania em maio. O evento, realizado pela primeira vez na cidade, contou com dezenas de atividades, como palestras, orientações e campanhas.

Todos os trabalhos foram elaborados pelos alunos do curso de contabilidade e administração da ETEC Ibaté. As atividades contaram com total apoio da prefeitura.

O encerramento da 1ª Jornada da Cidadania será amanhã, dia 9 (quarta-feira), a partir das 13 horas, no Centro Comunitário.

Haverá orientação médica, aferição da pressão arterial, corte de cabelos, pinturas, brinquedos e muito mais. A participação é gratuita.

ATIVIDADES – No dia 27 de maio, os estudantes do curso de contabilidade realizaram diversas atividades no Centro de Convivência do Idoso e na EMEF Professora Neusa Milori Freddi.

Na escola Profa. Neusa, o tema abordado foi o lixo, a questão da reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Tudo em forma de gincana..

Já no Centro de Convivência do Idoso, os jovens interagiram com os idosos através de temas que remetem à convivência social e a integração do idoso na sociedade. Os participantes desfrutaram de uma tarde gostosa com baile, danças, bingo, pinturas, contação de histórias da vida de cada idoso e uma festa com uma variedade de lanches.

Na escola Profa. Neusa Milori Freddi, os jovens aproveitaram para explicar às crianças a importância de se cuidar do meio ambiente.

Os estudantes da ETEC desenvolveram brinquedos elaborados a partir de materiais simples e reutilizáveis como garrafas PET, jornal, papel e até cordas de varais. As crianças se divertiram com boliche e bolsas feitas de garrafa PET, bolas e cartelas de bingo. Tudo feito com material reciclado.

Os estudantes da escola municipal, com idades entre 8 a 10 anos, também aprenderam como separar o lixo de forma correta. Os estudantes que depositassem o lixo na lixeira correspondente (metal, vidro, plástico e papel) de forma correta, ganhavam pontos.  Essa atividade frisa a importância da separação do lixo reciclável. Os estudantes da ETEC também ressaltaram a importância de se embalar um vidro quebrado em jornal ou caixa de leite para ninguém se machucar ao manusear o lixo.

Para o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, esta atividade reforçou um tema que as escolas debatem sempre com os alunos: a questão ambiental. “Nossas crianças já aprendem em sala de aula como é importante cuidar do meio ambiente e reciclar. Essa atividade da ETEC só veio reforçar mais este tema para que os alunos aprendam desde cedo os bons exemplos. Nada melhor do que eles verem de perto, brinquedos feitos com materiais recicláveis. É uma forma divertida de aprender a cuidar do planeta”, diz.

O prefeito também fala sobre as atividades desenvolvidas com os idosos. “Fiquei muito contente porque os idosos não foram esquecidos. É muito bom saber que os estudantes da ETEC se preocupam com os nossos ibateenses mais vividos. É por isso que tenho certeza que essas atividades foram muito proveitosas, tanto na escola Neusa, quanto no Centro de Convivência do Idoso”, conta.

Itamar Garcia Martins, coordenador pedagógico da ETEC Ibaté fala sobre a importância da Jornada da Cidadania. “Hoje existe o mundo do trabalho e não mais o mercado de trabalho. Todos os profissionais devem saber trabalhar em grupo e com poucos recursos. É justamente isso que nossos alunos estão aprendendo aqui. Este é um trabalho multidisciplinar maravilhoso”, diz.

DOAÇÃO DE AGASALHOS – Os alunos do curso de administração estão arrecadando roupas para doar ao Departamento de Promoção e Bem-Estar Social e ao Centro de Convivência do Idoso. Quem quiser colaborar, pode fazer sua doação até o próximo dia 11 (sexta-feira). Os locais que estão arrecadando as roupas são:

Escola Profa. Neusa Milori Freddi, de segunda a sexta-feira das 13 às 17 horas; Escola Estadual Edésio Castanho e Escola Estadual Orlando da Costa Telles, também de segunda à sexta-feira, no horário das aulas.

ETEC - Instalada temporariamente na EMEF Prof. Neusa Milori Freddi até a adequação do prédio doado por Zé Parrella ao município, a ETEC Ibaté é um grande presente para a cidade e seus moradores. A iniciativa vai beneficiar diversas gerações.

Zé Parrella ressaltou que a vinda da ETEC só foi possível graças ao empenho dos deputados, estadual Roberto Massafera, e federal Lobbe Neto. "Essas duas pessoas foram essenciais nessa conquista. Devo muito à eles e também ao nosso ex-governador Geraldo Alckmin", finaliza.

Leia Também

Últimas Notícias