sexta, 26 de abril de 2024
Relações socioculturais

Vereador Malabim apoia e prestigia a 1ª Semana da Capoeira de São Carlos - “Capoeira de Mãos Dadas”

13 Nov 2019 - 08h18Por Redação
Vereador Malabim apoia e prestigia a 1ª Semana da Capoeira de São Carlos - “Capoeira de Mãos Dadas” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Malabim - Aleksander Fernandes Vieira (PTB) apoiou e prestigiou a 1ª Semana da Capoeira de São Carlos – “Capoeira de Mãos Dadas”, realizada de 4 a 10 de novembro de 2019, com atividades gratuitas abertas ao público em geral. A Semana teve o intuito de mostrar para a cidade os trabalhos que estão sendo realizados com a Capoeira em diversos pontos de São Carlos e região, falar sobre as relações socioculturais e históricas da capoeira na cidade e também promover a união dos capoeiristas.

A Semana foi idealizada, organizada e realizada por um coletivo de capoeiristas formado por pessoas de diversos grupos da cidade e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos e da Secretária Municipal de Esportes e Cultura de São Carlos. Através da Lei Municipal nº. 19.002, criada pelo vereador Malabim e aprovada no começo deste ano, foi instituída no calendário oficial de São Carlos a Semana Municipal da Capoeira, a ser comemorada anualmente no mês de novembro.

Hoje, a capoeira é praticada do norte ao sul do Brasil e no mundo afora: a manifestação já conquistou países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Israel, entre outros.

“A capoeira é mais que um esporte, é um instrumento de inclusão social, de fortes traços e heranças culturais afro-brasileiras que devem ser preservadas, divulgadas e transmitidas para as novas gerações e desta forma, esta lei municipal em conjunto com as ações municipais, e claro, com a participação dos grupos e associações de capoeiristas contribuem para o fortalecimento e disseminação de nossa herança cultural”, afirmou Malabim.

ATIVIDADES - Esta primeira edição teve a participação no desfile de aniversário da cidade, intervenções em escolas e instituições sociais, cine debate, uma bonita roda para crianças e uma roda de encerramento contemplando a diversidade da capoeira na nossa cidade, relatou o parlamentar.

Malabim agradeceu a presença de todos envolvidos na participação do evento, desde a proatividade do prefeito Airton Garcia, do empenho do departamento de comunicação, assim como do secretário municipal de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, que sempre apoiou e enalteceu a importância histórica e cultural da capoeira. Por fim, Malabim parabeniza os personagens centrais do evento: os capoeiristas, que através de suas participações fortificaram ainda mais este importante traço cultural, genuinamente brasileiro.

Leia Também

Últimas Notícias