sexta, 26 de abril de 2024
Política

Senador italiano recebe título de “Cidadão Honorário de São Carlos”

06 Fev 2018 - 13h06Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira, 7, às 19h30, no Edifício Euclides da Cunha, a sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos a Fausto Guilherme Longo, Senador da República Italiana, em reconhecimento aos serviços prestados ao município. A homenagem foi regulamentada pelo Decreto Legislativo 897, de autoria do vereador Azuaite França (PPS), que será orador oficial da solenidade. O Senador cumprirá agenda na cidade nesta quarta-feira e concederá uma entrevista coletiva à imprensa às 15h, na sede regional do Centro do Professorado Paulista (CPP).

Primeiro senador brasileiro eleito para o Parlamento da Itália, natural de Amparo e ex-vereador em Piracicaba, (onde foi secretário municipal de Turismo e participou da organização do Salão Internacional de Humor desde o início), Fausto Guilherme Longo ocupa uma das duas cadeiras que o parlamento Italiano oferece aos ítalo-descendentes da América do Sul. Ele foi eleito pela "Alleanza Italia Bene Comune", formada pelos partidos PD (Partido Democrático), PSI (Partido Socialista Italiano) e SEL (Sinistra, Ecologia e Liberta), para o mandato referente ao quinquênio 2013/2018. Faz parte da 10º Comissão Industria, Comercio e Turismo, e do CQIE, Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior.

Fausto Longo é coordenador do Partido Socialista Italiano para a América do Sul (Circoscrizione America Meridionale) e representante da Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas para a União Europeia. Mestre em Habitação, Tecnologia e Planejamento pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), arquiteto e urbanista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Fundação Belas Artes de São Paulo, exerceu as funções de gerente de Ação Regional da Fiesp; pesquisador  e coordenador de Comunicação Social e Marketing do IPT; chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; coordenador de Comunicação Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Comunicação Social da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e do Programa São Paulo Design.

Na Fiesp/Ciesp, exerceu, ainda, as seguintes funções: Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gerente de Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Design, Gerente de Projetos Especiais e Secretário Executivo dos Conselhos Temáticos e Comitês de Cadeias Produtivas da Fiesp/Ciesp.

Em suas atividades profissionais e empresariais atuou nos setores de arquitetura, planejamento urbano, engenharia e construção, publicidade e propaganda, design gráfico e têxtil, mármores e granitos e ensino, sendo ainda consultor da Presidência da Embratur.

Desde 2006, o Congresso da Itália tem quatro vagas para a Câmara e duas para o Senado reservadas a representantes da América do Sul. Apesar de eleitos por ítalo-descendentes, os políticos têm a mesma atribuição de poderes e obrigações de qualquer outro congressista. O Senador Longo é um grande propagador de intercâmbio cultural e educacional entre jovens brasileiros e italianos, desburocratização e eliminação de fila para obtenção da cidadania italiana no Brasil e aprovar uma lei que introduz nas escolas italianas o estudo obrigatório das migrações e presenças italianas no mundo.

Leia Também

Últimas Notícias