sexta, 26 de abril de 2024
Qualidade de Vida

Roselei pede a criação de ciclofaixas de lazer nas marginais aos domingos

07 Out 2019 - 07h01Por Redação
Roselei pede a criação de ciclofaixas de lazer nas marginais aos domingos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Roselei Françoso (Rede) fez uma indicação à Prefeitura de São Carlos solicitando a criação de ciclofaixas aos domingos nas vias públicas com o objetivo de abrir espaços de diversão, lazer e práticas esportivas.

“A ciclofaixa é uma excelente opção de lazer e de incentivo a atividade física”, destaca Roselei. Para ele, a experiência já foi testada em várias cidades brasileiras, de todos os portes, inclusive na capital do Estado.

As ciclofaixas se concretizam com a interdição de uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis. “A separação permite a circulação de bicicletas, pedestres, skates, patins, patinetes”, observa Roselei, “e pode ser usada para a prática esportiva ou de lazer”, completa.

De acordo com o vereador, a ideia foi bem recebida pela Administração Municipal, em especial pelas Secretarias de Habitação e de Esportes e Cultura. “Há estudos sendo feitos para viabilizar o projeto e criar parcerias com empresas, que podem, por exemplo, patrocinar o projeto”, salienta.

“Um dos trajetos que acredito viável é nas marginais, em especial no trecho entre o Terminal Rodoviário e a Rotatória do Cristo, que somaria cerca de 6,5 quilômetros”, sugere Roselei. O vereador lembra ainda que as ciclofaixas são um projeto à parte das ciclovias. “As ciclovias são permanentes e devem ser incentivadas também, ainda mais em uma cidade onde estudantes e trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte”, frisa.

Em São Paulo, a Ciclofaixa de Lazer foi lançada em 2009, conta com apoio de empresas privadas e funciona nas principais ruas e avenidas do Centro de São Paulo, como a avenida Paulista, totalizando 124 quilômetros de extensão. De acordo com dados dos idealizadores, a Ciclofaixa de São Paulo levou mais de 120 mil ciclistas para as ruas.

Leia Também

Últimas Notícias