sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Projeto do vereador Edson Ferreira para tratamento de depressão pós-parto é aprovado

27 Nov 2019 - 12h33Por Redação
Projeto do vereador Edson Ferreira para tratamento de depressão pós-parto é aprovado - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na sessão de terça-feira, 26, foi aprovado o Projeto de Lei 309/2019 de autoria do vereador Edson Ferreira (Republicanos) que “Cria o programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto, na Rede Pública Municipal de Saúde no município de São Carlos”.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 10 a 25% das mulheres experimentam algum tipo de depressão logo nos primeiros cinco meses após o parto e de 3 a 7% das gestantes são casos severos que exigem tratamento.

“Essa doença afeta indistintamente mulheres de todas as classes socioeconômicas, e infelizmente a depressão pós-parto é pouco discutida e tratada, por falta de triagem não são corretamente diagnosticadas e muitas vezes essas mulheres são tratadas como pessoas mimadas, imaturas”, declarou Edson.

Segundo o vereador, o objetivo desse projeto é chamar a atenção para esse problema e alcançar essas mulheres que passam por isso e nem sequer sabem do diagnóstico. “Muitas delas têm receio de expor o que estão sentindo por medo de não serem compreendidas, afinal, o nascimento de um filho por via de regra, é motivo de extrema felicidade, imagina o conflito que essa mãe vivencia ao sentir o oposto do que todos em sua volta estão sentindo?” destacou.

Edson Ferreira salienta ainda, que o município conta com profissionais na rede perfeitamente capazes para desenvolver esse programa, de maneira que essas mulheres tenham o diagnóstico de forma mais precoce evitando o grau mais severo fazendo com que o tratamento seja eficaz.

“Acolher essas mães que passam por esse problema de depressão pós-parto, é de fundamental importância, não só para a mãe, mas também para todos que a cercam. É importante esse amparo, pois muitos casos são resolvidos apenas com terapias”, conclui o vereador.

Leia Também

Últimas Notícias