Menu
segunda, 08 de março de 2021
Combate ao novo coronavírus

Presidente da Câmara participa do início da vacinação contra Covid-19

O lote com 3.960 doses do imunizante contra o SARS-CoV-2 chegou no final da manhã na Vigilância Epidemiológica

21 Jan 2021 - 14h29Por Redação
Roselei: “A vacina é de esperança para toda a sociedade, embora a quantidade disponível seja ainda pequena” - Crédito: DivulgaçãoRoselei: “A vacina é de esperança para toda a sociedade, embora a quantidade disponível seja ainda pequena” - Crédito: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), participou nesta quinta-feira (21) na Prefeitura de São Carlos da coletiva de imprensa sobre o início da vacinação no município ao lado do prefeito Airton Garcia, do vice-prefeito, Edson Ferraz, dos secretários Samir Gardini (Segurança), Marcos Palermo (Saúde) e de Comunicação e coordenador do Comitê Covid, Matheus de Aquino, além de representantes dos hospitais públicos e privados e de profissionais da saúde do município.

“A vacina é de esperança para toda a sociedade, embora a quantidade disponível seja ainda pequena. Precisamos superar essa disputa política por parte do presidente e do governador e nos concentrar no que realmente interessa”, frisou Roselei.

“Quero registrar a importância do Comitê Covid, que desde o início da pandemia reuniu as forças do município para nos orientar enquanto município”, disse o presidente da Câmara. Roselei fez questão de agradecer aos vereadores pelo apoio nas decisões sobre essa questão e disse que a Câmara Municipal está à disposição para apoiar nas ações municipais.

O lote com 3.960 doses da vacina chegou no final da manhã na Vigilância Epidemiológica. “Independente do início da vacinação tenho certeza que iremos superar essa fase”, disse o prefeito Airton Garcia.

“O momento é de prestar solidariedade a todas as famílias que perderam entes queridos com esta doença e redobrar os cuidados”, frisou o vice-prefeito, Edson Ferraz. Segundo ele, São Carlos cumpriu com todas as determinações desde o início da pandemia. “E temos que seguir tomando todos os cuidados”, destacou.

Para o secretário de Saúde, Marcos Palermo, embora seja uma vacina emergencial o início da vacinação é um momento importante. “São Carlos é uma das cidades que mais reverteu vidas nas unidades de terapia intensiva”, explicou.

Nesta quinta os dois hospitais públicos de São Carlos, Santa Casa e o Hospital Universitário, estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados aos casos de Covid-19. A informação foi confirmada pelo provedor da Santa Casa, Antonio Morillas Jr, e pela superintendente do HU-UFSCar, Ângela Leal, durante a coletiva.

De acordo com o plano municipal de imunização, essas primeiras doses somente serão utilizadas para a imunização de profissionais de saúde que trabalham na área de atendimento a COVID-19, ou seja, que atendem diretamente pacientes com suspeita e/ou infectados.

Na sequência as vacinas serão aplicadas diretamente nos hospitais, nas unidades de pronto atendimento (UPAS) e no Centro de Atendimento de Triagem – Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho, por equipes da rede municipal de saúde. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara a segunda dose para esses profissionais que serão vacinados agora, já está garantida e reservada no Centro de Distribuição de Logística (CDL), na capital paulista, porém ainda não enviadas aos municípios. Baseado nos números da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, São Carlos precisa vacinar 10 mil profissionais da saúde em atividade neste momento.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias