sexta, 26 de abril de 2024
Política

Fausto Longo garante que responsabilidade aumenta com o título de cidadão são-carlense

Senador italiano será homenageado na Câmara mas garante que é “devedor” para a cidade e se sente orgulhoso pela comenda

07 Fev 2018 - 16h38
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

O senador italiano Fausto Longo irá receber às 19h30 desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de São Carlos, o título de Cidadão Honorário de São Carlos. O orador oficial será o vereador Azuaite Martins de França, autor do decreto legislativo que oficializou a homenagem.

Contudo, na tarde desta quarta-feira, no salão social do Centro do Professorado Paulista (CPP), na Vila Prado, Fausto recebeu a imprensa para uma coletiva e se disse ainda mais devedor para com o município.

Ele foi o responsável pela vinda de duas empresas italianas para São Carlos. A Úmbria Package - máquinas de empacotamento de açúcar, cereais etc., e Solfer, indústria de catalisadores e escapamentos de carros e motos.

Agora, com esta comenda afirmou que sua responsabilidade será ainda maior. "Me sinto honrado com esta homenagem. Em São Carlos foi onde minha família obteve trabalho pela primeira vez e tivemos a oportunidade de se fixar em um país tão belo. Ao longo dos anos cultivei a amizade com o Azuaite. Agora falo com orgulho em poder ser cidadão são-carlense. Já trouxe duas empresas para esta cidade e trabalhei em prol do ParqTec, além de 18 anos na Fiesp. Mas me sinto um devedor para São Carlos. Aumenta minha responsabilidade. Com certeza ganharam um novo são-carlense e esta cidade é respeitada em toda a América do Sul", garantiu.

LIGAÇÃO COM SÃO CARLOS

A ligação de Fausto Guilherme Longo com São Carlos teve início com a vinda de seus ascendentes para cá. Em 1892, o escultor Cândido Longo, bisavô de Fausto, saiu de Saletto, comuna da região de Vêneto, na Itália, ao lado da esposa Antonia Longo e dos cinco filhos. Depois de chegar ao Brasil, Terra em que não se podia pisar antes de passar pela Imigração (eles tinham que passar por uma tábua), Cândido veio com a família direto para São Carlos, onde atuou como trabalhador braçal nas lavouras de café, assim como tantos outros tantos imigrantes italianos que chegaram ao país logo após a Abolição da Escravatura (1888).

E foi na Fazenda do Pinhal que Cândido Longo viveu por muitos anos, ganhando ferramentas, alimento e moradia em troca de trabalho. O talento como escultor sempre o acompanhou e após algum tempo no Brasil, conseguiu montar uma marmoraria em Amparo (SP). Assim como na Itália, Cândido esculpia imagens de santos para igrejas, profissão que inspirou o filho caçula, Santo Giuliano Longo (avô de Fausto Guilherme Longo), que havia desembarcado no Brasil com 7 anos.

Santo Giuliano Longo casou-se com a italiana Brigida Rinaldi, vinda da Bréscia, comuna italiana da região da Lombardia, com quem teve nove filhos, entre eles, Fausto Longo (pai do parlamentar), que deu sequência ao ofício da família, produzindo também esculturas para túmulos, especialmente anjos, conforme os costumes da época.  A habilidade com as mãos e a perspicácia nos gestos e nas medidas foram transmitidos de geração em geração e se revelam em diversas formas pelas mãos de Fausto Guilherme Longo, que além de arquiteto, também é cartunista e um dos idealizadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

NA POLÍTICA

Arquiteto e urbanista, Fausto Longo, 65, é mestre em tecnologia e planejamento habitacional. Já exerceu diversas atividades comerciais e políticas antes de assumir uma cadeira no Parlamento Italiano, em 2013. De lá para cá, Longo recebeu várias homenagens e condecorações, entre elas, o Título de Cavaleiro da Ordem de Estrela da Solidariedade Italiana, concedido pelo Governo Italiano àqueles descendentes que tenham prestado serviço pelo engrandecimento de alguma comunidade.

Fausto é hoje senador italiano, mas é candidato a deputado pelo mesmo partido, considerado de centro esquerda moderado.

JUSTA HOMENAGEM

Para o vereador Azuaite Martins de França, o título de cidadão horário para Fausto Longo é justo e merecedor. Ao São Carlos Agora, o parlamentar são-carlense disse que tem um relacionamento de quatro décadas com o homenageado e a amizade teve início através de João Hermann Netto, influente político piracicabano.

"Em uma conversa com Zezé Simões, nasceu a ideia desta homenagem, a outorga do título ao Fausto. Foi levado em conta não só o vínculo político, mas os laços familiares com o nosso município e a atuação que teve no sentido de trazer benefícios para São Carlos", disse Azuaite, como a vinda das duas empresas.

"Desta forma a relação com ele fica ainda mais estreita. Mas não somente na busca de novos investimentos para São Carlos, mas na busca de intercâmbios, pois a Itália é um berço da cultura milenar e São Carlos se diferencia nesta área, principalmente por ter várias universidades", afirmou o parlamentar. "Eu milito na Educação Básica e uma das iniciativas que irei propor ao Fausto é justamente um intercâmbio para nossos professores", finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias