sexta, 26 de abril de 2024
Política

Centenário de nascimento do Professor Romeu Corsini é comemorado na Câmara

03 Out 2016 - 11h02Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Foi realizada pela Câmara Municipal de São Carlos sexta-feira, 30, uma sessão solene comemorativa ao Centenário de Nascimento do saudoso professor Romeu Corsini, que foi diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e um dos pioneiros na pesquisa sobre combustíveis renováveis no País. Entre as inúmeras ações do professor - falecido em 2010 - se inclui a criação em São Carlos do Curso de Engenharia Aeronáutica, instalado no Campus II da USP.

A solenidade foi presidida pelo vereador e professor Ditinho Matheus (PMDB), propositor da homenagem, e orador oficial da sessão, e também contou com a presença de Paulo Sergio Varoto, diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, Marcio Monzane, chefe de Gabinete, representando o prefeito, Alberto Antonio Ivo de Medeiros, da secretaria de Trabalho Emprego e Renda, Fernando Martini Catalano, chefe do departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, e João Marcos de Arruda Corsini, filho de Romeu Corsini.

Corsini graduou-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e iniciou sua carreira acadêmica em 1936, na USP. Atuou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a partir de 1938 e foi um dos fundadores da EESC, na qual ocupou o cargo de diretor entre os anos de 1975 e 1979.

Notabilizou-se na carreira pelas pesquisas sobre combustíveis renováveis para a substituição das fontes de energia fósseis. Foi um dos primeiros a realizar pesquisas em tecnologia de combustão interna a álcool, detendo as patentes do motor a álcool pré-vaporizado e do combustível obtido do alcatrão de biomassa. Iniciou o projeto de Mini-usinas de Álcool Integradas para a produção de etanol de alta qualidade e de baixo custo. Em 1981 foi agraciado pelo município com o título de "Professor do Ano".

Leia Também

Últimas Notícias