sexta, 26 de abril de 2024
Eleições 2020

Bastidores da política ferve e São Carlos tem pelo menos 11 pré-candidatos a prefeito

10 Jul 2019 - 06h53Por Marcos Escrivani
Bastidores da política ferve e São Carlos tem pelo menos 11 pré-candidatos a prefeito - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Resta pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020. O pleito acontecerá em outubro e até lá, muita água irá passar por baixo da “ponte da pretensão”. Nesta travessia, hoje, pelo menos onze políticos são pré-candidatos a prefeito.

Os nomes surgem após reuniões ou até mesmo nos corredores da Câmara Municipal. Há ainda os conchavos, as promessas entre os concorrentes.

Um fato que, apesar de comentado, nenhum político tido como pré-candidato confirma a intenção. Mas também não desmente, deixando claro que o jogo está aberto e alguns políticos desistam da meta. Mas nada impede que novos pretendentes apareçam nas próximas semanas.

A certeza é, pelos nomes mais comentados, poucos são considerados renovação. Muitos fazem parte da velha política são-carlense.

Dentre os nomes cogitados para assumir o posto que hoje é comandado por Airton Garcia (até 31 de dezembro de 2020), é um cargo de confiança da atual equipe política, o secretário municipal de Esportes e Cultura, Edson Ferraz que faz trabalho de articulação nos bastidores e deve ter como candidato a vice-prefeito o vereador João Batista Muller, que assumiu recentemente a pasta da Secretaria de Habitação.

O ex-deputado federal Lobbe Netto, derrotado nas últimas eleições com uma votação pouco expressiva, trabalha para ser pré-candidato ao Executivo e deverá ter como vice, Marquinho Amaral que deve sair do MDB e migrar para o PSDB.

Até mesmo o Secretário do Trabalho da atual administração, Walcinyr Bragatto pode novamente ser candidato a prefeito. Nas últimas eleições foi justamente derrotado por Garcia que hoje, curiosamente, é o seu chefe.

Outro político que trabalhou ao lado de Garcia, mas que foi exonerado da Secretaria da Agricultura (o vereador Paraná Filho assumiu seu posto) e hoje um ferrenho opositor, Deonir Tofollo pode ser candidato a prefeito.

O PT deverá ter candidato. Mais exatamente uma pré-candidata. A ex-vereadora Silvana Donati é o nome mais falado. Mas há trabalho nos bastidores petista para que o ex-prefeito em duas legislaturas Newton Lima Netto seja o escolhido.

O vereador Júlio César trabalha na surdina e informações dos bastidores legislativos dão conta que ele deverá sair pré-candidato pelo seu partido.

Outro parlamentar que anunciou que deverá ser pré-candidato é Leandro do Amaral, conhecido como Guerreiro. Polêmico, ao longo de dois anos e meio de mandato fez mutirões para recuperar praças, jogou entulho em frente a Prefeitura e entrou em atrito com a classe médica, dos professores e atualmente, com os servidores públicos municipais.

Há ainda fortes especulações que Leandro e Júlio César unam forças e saiam juntos em uma única chapa. Resta saber apenas quem seria o pré-candidato a prefeito e o vice. Nas eleições nacionais, quando Júlio foi candidato a deputado estadual, teve o apoio de Guerreiro.

Pelo PSOL, Djalma Nery é o nome mais cotado como pré-candidato a prefeito pelo partido. Nas últimas eleições foi candidato a vereador e obteve uma expressiva votação.

Netto Donato, atualmente no MDB, é também um pré-candidato. Nas últimas eleições municipais obteve a segunda melhor votação. Atualmente, Netto trabalha nos bastidores e confirmou a intenção em ser candidato. Contudo existe a possibilidade que ele saia do atual partido. Apesar de muita especulação, não confirmou o seu futuro.

Ivan Pinheiro, que integra o PSL, anunciou recentemente nas redes sociais a sua intenção e afirmou que é pré-candidato a prefeito. Nos bastidores, busca pessoas com intenção em renovar o Executivo e o Legislativo, afirmando que traz propostas de uma nova política para São Carlos.

O mesmo diálogo é de Sérgio Ferrão que trabalha forte pelo Novo, juntamente com um grupo político. Atual presidente do São Carlos Country Club, Ferrão não confirmou, mas é um dos nomes fortes no partido para a pré-candidatura.

Leia Também

Últimas Notícias