sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Workshop na USP aborda ciência e esporte e foca o judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil

13 Nov 2017 - 13h42Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Campus USP de Ribeirão Preto recebe, no próximo dia 20 de novembro, o Workshop Estratégico intitulado "Ciência e Esporte: O Judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil", um evento que ocorrerá ao longo de todo o dia e que serárealizado conjuntamente por todas as Escolas de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Este evento contará com a participação de representantes da Federação Paulista de Judô, Confederação Brasileira de Judô, reitoria da USP, Prefeitura de Ribeirão Preto e das escolas de educação física e esportes pertencentes à USP, numa organização liderada pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP/USP), através dos Profs. Drs. Cristiano Roque Antunes Barreira e Marcelo Papoti.

O perfil da USP na área de Ciência e Esporte e o expressivo desempenho do Judô brasileiro no âmbito internacional, com interação reciproca entre as comunidades acadêmicas e esportivas nacionais e com a consequente transferência mútua de conhecimentos entre ambas, poderão resultar no fortalecimento das relações entre a USP e a comunidade judoca nacional, revertendo benefícios para todos os envolvidos, servindo de modelo para outras iniciativas de aproximação da universidade com o mundo do esporte em geral.

Como é do conhecimento público, a USP mantém cursos de graduação e pós-graduação diretamente relacionados com a Educação Física e o Esporte, em três unidades distintas (EEFE, EEFERP e EACH), além de possuir outras unidades e cursos com interface com o Esporte, como, por exemplo: Fisioterapia, Psicologia e Medicina, entre outros.

O nível de excelência em pesquisa na área de Sport Sciences (conforme classificação do Web of Science) é demonstrado por sua liderança em produção acadêmica nesta área: cerca de 25% de toda a produção nacional nesta área advém de pesquisadores da USP; dentre os 10 pesquisadores brasileiros mais produtivos nesta área, seis são professores da USP. Recentemente, o ranking de Shangai indicou a USP como a 22ª instituição na área de Sport Sciences, ao passo que o curso de Esporte da USP foi considerado o 31º do mundo.

Por sua vez, o Judô possui histórico diretamente relacionado com o ambiente universitário, dado que seu fundador, Jigoro Kano, vinculou sua criação como meio de educação. Adicionalmente, Jigoro Kano foi professor universitário, sendo considerado uma das figuras mais importantes da história da Educação Física e do Esporte japoneses. Entre suas maiores contribuições, além da criação do Judô, estão o desenvolvimento de instituições para formação de professores de Educação Física e o fato de ter sido o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional.

No Brasil, o Judô é uma das modalidades olímpicas mais bem sucedidas, com um total de 22 medalhas em Jogos Olímpicos. O primeiro pódio olímpico do Judô foi conquistado em 1972, com o bronze de Chiaki Ishii, em Munique. É importante destacar que a primeira final olímpica do Judô, disputada por um brasileiro, foi realizada por Douglas Eduardo de Brito Vieira, então estudante da EEFE/USP.

Contudo, embora o Brasil tenha avançado na produção de conhecimento em Ciência do Esporte e alcançado expressivos resultados em competições internacionais, ainda existe muita dificuldade no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nesses dois ambientes produtivos, em grande parte devido à falta de integração entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, resultando em enormes perdas para os dois lados, motivo pelo qual este Workshop propõe uma aproximação da USP com a Comunidade do Judô Brasileiro, procurando estabelecer uma colaboração de reciprocidade benéfica para todos, com uma programação que inclui a discussão de temas de relevo para o Judô, entre participantes das duas Comunidades.

O objetivo deste evento é integrar todas as EEFE dentro do âmbito da Universidade de São Paulo, de modo a procurar tentar estabelecer colaborações com entidades engajadas no desenvolvimento de modalidades esportivas de relevo no cenário nacional, sendo que neste primeiro momento o grande foco será o Judô.

Este workshop irá abordar os seguintes tópicos:

- Ciências do Esporte e Judô: histórico e perspectivas;

- Avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento de atletas do Judô: considerações para o alto nível;

- Psicologia do esporte e formação do atleta;

- Métodos de recuperação e terapêutica no esporte: considerações para o Judô;

- Detecção e promoção de talentos no Judô;

- Participação diversificada no Judô.

No decurso deste evento, alunos da EEFERP/USP anotarão as discussões e sugestões que deverão surgir durante os debates, de modo a auxiliar na redação de um documento conclusivo sobre esse primeiro movimento institucional de integração das EEE's da USP com todas as entidades envolvidas no Judô nacional.

As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.eeferp.usp.br/?q=pt-br/node/1016. (Rui Sintra - Assessoria de Comunicação - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias