sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Rosberg conquista pole em Suzuka após acidente de Kvyat

O brasileiro Felipe Massa classificou-se na quinta colocação; Nasr qualificou-se em 16º

26 Set 2015 - 10h59Por Alan Baldwin e Sudipto Ganguly/Reuters
A Mercedes de Rosberg larga em primeiro no GP de Suzuka. Foto: Andrew Honne/Pirelli - A Mercedes de Rosberg larga em primeiro no GP de Suzuka. Foto: Andrew Honne/Pirelli -

O piloto da equipe Mercedes Nico Rosberg conquistou a pole position do Grande Prêmio do Japão, neste sábado, depois de o piloto da Red Bull Daniil Kvyat ter sofrido um grave acidente que reduziu a duração prevista para o treino de qualificação.

O alemão, que não conseguia uma pole desde maio na Espanha, garantiu a largada à frente no grid quando os comissários de prova levantaram as bandeiras vermelhas a 36 segundos do final da qualificação, o que impediu seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, de melhorar seu tempo em busca da 12ª pole nas últimas 14 corridas.

Hamilton, que tem 41 pontos de vantagem sobre Rosberg na classificação geral com seis corridas para o final do campeonato, ficou na segunda colocação por 0,076 segundos, mas garantiu à Mercedes os dois primeiros lugares na largada, para alívio da escuderia, que teve uma corrida apagada em Cingapura na semana passada.

"Foi um bom retorno para a equipe, depois da semana difícil que tivemos em Cingapura. Nós demos a volta por cima na situação... praticamente cravamos minhas voltas de hoje. Estou muito feliz com a maneira que tudo correu", disse Rosberg. "Hoje tive o carro perfeito", acrescentou.

A primeira fila do grid é a mesma do ano anterior em Suzuka, corrida que ficou marcada pelo acidente do piloto francês Jules Bianchi nas últimas voltas. Hamilton venceu a prova, pouco antes de sagrar-se bicampeão do mundo.

O brasileiro Felipe Massa da Williams classificou-se na quinta colocação, enquanto seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, marcou o terceiro tempo na pista seca, apesar da chuva de sexta. Sebastian Vettel, que veio de uma pole com sua Ferrari em Cingapura e já venceu quatro vezes no Japão, ficou em quarto.

Felipe Nasr, da Sauber, ficou na 16ª posição, prejudicado em sua volta rápida quando a Toro Rosse de Max Verstapen ficou atravessada na pista.

O russo Daniil Kvyat sofreu uma batida que destruiu seu carro ao perder o controle da traseira após sair sobre a grama e se chocar contra as proteções laterais.

Leia Também

Últimas Notícias