quinta, 18 de abril de 2024
Esportes

Preparador de goleiros realiza trabalho inovador no Grêmio Sãocarlense

05 Nov 2017 - 09h47Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Lobão aposta em metodologia dinâmica de treinos com a contratação de Júlio César. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Lobão aposta em metodologia dinâmica de treinos com a contratação de Júlio César. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

O sucesso dos goleiros do Grêmio Sãocarlense sub19 na Taça Paulista passa pelas mãos e pelos pés de Júlio César Cominotte. Ex-atleta do clube nas décadas de 1980 e 1990 e repaginado com direito a curso da Associação Brasileira de Treinadores de Goleiros (ABTG) no currículo, o preparador de goleiros do Lobão apresenta, com a qualidade dos pupilos Samuel e Richard, sua nova fórmula de trabalho em uma equipe de êxito na primeira fase da competição estadual - com média de menos de um gol sofrido por jogo.

Há quase dois meses na comissão técnica gremista, Júlio faz valer a aposta da diretoria ao implantar um novo sistema de trabalho, agregando liderança aos goleiros em um projeto de inovação, que envolve também o aperfeiçoamento dos fundamentos.

"Este foi um convite que surgiu graças a um pensamento diferenciado e para desenvolver uma nova metodologia. Hoje, há algumas questões no futebol brasileiro que estão muito retrógradas, muito atrasadas, então é preciso fazer treinamentos destacados visando o melhor desempenho desde as categorias de base para suprir as carências e levar o atleta pronto para o profissional", comenta Júlio.

Desta forma, o Grêmio Sãocarlense promove a antecipação da resolução de algumas pendências exigidas no mundo da bola, enfatizando ainda outras atividades que podem ser cruciais para seus goleiros no futuro.

"Aqui temos atletas que jogaram em grandes clubes, mas ainda têm muito a melhorar e, inclusive, aprender até algumas coisas que já deveriam ter aprendido. Porém, corrigir isto não é o suficiente, pois precisamos realizar um algo a mais, fazendo com que estes profissionais cheguem com destaque ao profissionalismo", adverte o preparador de goleiros.

Focado nas quartas de final da Taça Paulista, ele já colocou em prática o plano de trabalho para a partida contra Aliança ou União Suzano, independente do escolhido para ir a campo em busca da vaga entre os quatro semifinalistas da competição.

"Priorizaremos, para esta etapa, a inserção e o aperfeiçoamento de mais fundamentos, com atenção nas saídas de gol, no posicionamento e até na personalidade, haja vista a importância do goleiro para uma equipe. Estou certo que, com a vontade e a qualidade deles, podemos nos classificar e seguir na luta pelo título", finaliza Cominotte.

Aguardando a conclusão da primeira fase e o consequente conhecimento de seu adversário na Taça Paulista, o Grêmio Sãocarlense sub19 espera também o congresso técnico da Liga de Futebol Nacional para saber a data da partida, única, a fim de poder dar continuidade a sua trajetória. Extraoficialmente, especula-se que o confronto acontece entre o segundo e o terceiro final de semana de novembro, com local a definir.

Leia Também

Últimas Notícias