sexta, 19 de abril de 2024
Esportes

Oitavas da Copa do Brasil terá Santos x Corinthians

Definição aconteceu após sorteio da CBF; pela mesma fase Palmeiras encara o Cruzeiro e São Paulo pega o Ceará

04 Ago 2015 - 12h13Por Redação
O tradicional clássico paulista é um dos ‘pegas’ das oitavas: adrenalina, tensão e muita rivalidade em campo. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians - O tradicional clássico paulista é um dos ‘pegas’ das oitavas: adrenalina, tensão e muita rivalidade em campo. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians -

Na manhã desta terça-feira, a CBF realizou o sorteio para definir os confrontos da fase quartas de final da Copa do Brasil. Corinthians e São Paulo, que disputaram a Libertadores nessa temporada, se juntam a Ituano, Santos e Palmeiras, clubes que conquistaram a classificação após passarem por três rodadas. Às 15h desta terça-feira, será sorteado o mando de campo das partidas.

Neste ano, duas novidades se destacam. O final do critério de desempate por gols marcados fora de casa na decisão da Copa do Brasil. Nas fases anteriores (oitavas, quartas e semifinal), o critério segue valendo. Além disso, um novo sorteio para definir o cruzamento das quartas de final será realizado após conhecermos os oito classificados. Ou seja, ainda não sabemos o caminho de cada time até a o final do torneio.

As equipes foram divididas em dois potes. No Pote A (Cruzeiro, Corinthians, Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional, Fluminense, Flamengo e Grêmio) ficaram os times que vieram da Libertadores, o Fluminense (quinto colocado do último Campeonato Brasileiro) além dos dois melhores classificados no ranking da CBF. No Pote B, estava as demais agremiações (Santos, Vasco da Gama, Palmeiras, Coritiba, Ceará, Figueirense, Paysandu e Ituano).

Na busca pelo bicampeonato, o Santos superou o Londrina na primeira fase (vencendo por 1 a 0 tanto fora de casa como diante de sua torcida), o Maringá na segunda (empate por 2 a 2 na ida e triunfo pelo placar mínimo na Vila) e o Sport (derrota na Ilha do Retiro por 2 a 1 e vitória em casa por 3 a 1).

Último clube paulista a erguer o troféu do torneio, o Palmeiras inicou a caminhada rumo ao tricampeonato goleando o Vitória da Conquista por 4 a 1 e eliminando a partida de volta. Na segunda fase, empatou na ida por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa e, no Allianz Parque,  triunfou por 5 a 1. Na terceira fase, a equipe fez a primeira partida em casa diante do ASA (AL) e empatou sem gols, buscando o triunfo na volta, ao vencer por 1 a 0.

Campeão estadual em 2014, o Ituano estreou em casa vencendo o Joinville por 3 a 0 e garantindo a classificação ao perder pelo placar mínimo na volta. Na segunda rodada, empatou por 1 a 1 com a Portuguesa na capital paulista e venceu no interior por 2 a 1. Na terceira fase, voltou a eliminar um time da Série A do Campeonato Brasileiro (assim como o Joinville), ao triunfar diante de sua torcida por 2 a 0 e perder no Serra Dourada por 3 a 1, avançando pelo critério de gols marcados fora de casa.

O Corinthians é o time paulista com mais conquistas no torneio. Venceu a edição em 1995, em 2002 e em 2009. Já o São Paulo almeja conquistar a competição pela primeira vez em sua história.

CONFRONTOS DAS OITAVAS

Corinthians x Santos

Cruzeiro x Palmeiras

São Paulo x Ceará

Internacional X Ituano

Grêmio x Coritiba

Atlético Mineiro x Figueirense

Flamengo x Vasco

Fluminense X Paysandu

Leia Também

Últimas Notícias