sábado, 27 de abril de 2024
Esportes

Natação: Em clima de confraternização e competitividade, Copa São Paulo é o desafio na LCN/Aquário Fitness

07 Dez 2017 - 12h58
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

A piscina de 50 metros da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA) será palco da Copa São Paulo para atletas vinculados. Serão aproximadamente 1.100 nadadores de todo o Estado que irão buscar o título da competição em suas respectivas categorias. As provas acontecem de 8 a 10 de dezembro (próximo final de semana).

Serão cinco etapas em três dias de muita intensidade. A LCN/Aquário Fitness confirmou presença e Mitcho Bianchi levará nove nadadores que irão encerrar a participação na temporada em um clima de confraternização e competitividade.

Representarão o time são-carlense Luiza Farah, Carol Donadone, Luana Murad, Valentine do Amaral, Julia Costa, Yago Arroyo, Michel Santana, Paulo Cordeiro Júnior e Michael Bianchi. Serão 22 provas.

"É um grupo bem jovem e a maioria disputa pela primeira vez a Copa São Paulo", disse o treinador são-carlense. "Será um evento forte, mas bem festivo, pois encerra a participação da garotada na atual temporada e todos os seus familiares estarão bem próximos. Alugamos uma chácara para que ocorra três dias de muita confraternização, mas com bastante responsabilidade", comentou.

COBRANÇA

Apesar da confraternização, Mitcho adiantou que a cobrança em busca de bons resultados será a mesma. "Isso não muda". De acordo com ele, cada nadador sabe de suas responsabilidades ao competir em suas séries.

"Tem atleta nas principais séries. Portanto, amplas condições de estarem bem ranqueados. Já alertei que este ano todos iriam pois seriam avaliados. Em 2018, levarei somente aqueles que tiverem tempos entre os oito melhores em suas categorias. Esta Copa São Paulo é, portanto, uma forma de cada um buscar o seu espaço. Irá quem estiver qualificado entre os melhores no próximo ano", alertou.

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

"Marinheira de primeira viagem", Luiza Farah terá sua estreia na Copa São Paulo. Aos 12 anos, na categoria Petiz II, é filha de Alessandro (Solange Pereira) Farah. Iniciou a natação com apenas 4 anos. Até então nadava apenas por lazer. Chegou a estar na equipe do São Carlos Clube, mas disputava apenas festivais.

Tímida, na noite de terça-feira, 5, deu sua primeira entrevista. Tensa e preocupada até nas respostas, afirmou que é o primeiro ano que compete torneios oficiais. "Gosto de nadar, me sinto livre dentro d'água. No SCC ia em festivais. Ai vim para a LCN/Aquário Fitness e passei a treinar mais e sei que tenho que melhorar muito, mas estou me dedicando para isso", afirmou. "Aqui é diferente de tudo que já fiz em termos de natação. Nos festivais não havia competição. Agora é buscar a superação e melhorar a cada treino", ponderou.

Estreante na Copa São Paulo, Luiza afirmou que tem ciência de suas possibilidades. "Minhas adversárias são fortes e muito mais experientes. Vou me esforçar ao máximo, mas levarei esta primeira participação como um aprendizado. Posso antecipar apenas que vou estar nervosa e muito ansiosa", garantiu.

A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e Fundação Educacional de São Carlos (Fesc).

Leia Também

Últimas Notícias