quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

Melhor campanha da primeira fase, Grêmio sub16 descarta favoritismo e pensa apenas em vencer

09 Nov 2017 - 05h30Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Time do treinador Valdir Robles enfrenta o Caieiras no sábado, 11. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Time do treinador Valdir Robles enfrenta o Caieiras no sábado, 11. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

O Grêmio Sãocarlense sub16 começa um "outro campeonato", como ressalta seu treinador Valdir Robles, neste final de semana. Dono de uma campanha praticamente irretocável na primeira fase, com a conquista de sete vitórias e um empate, o Lobão da Central inicia sua jornada na fase eliminatória em partida única diante do Caieiras, determinado a ingressar entre os semifinalistas.

Segundo o comandante da comissão técnica, o retrospecto no estágio inaugural do torneio estadual precisa ser levado em consideração somente como aprendizado para a sequência, e nada mais.

"Foi uma primeira fase muito boa da nossa parte, em que vencemos os jogos e conseguimos até algumas goleadas, mas isso pode ser erradamente interpretado e então temos que tomar cuidado. Afinal, nossos adversários eram fortes e o grupo era equilibrado, mas jogávamos sempre pra não tomar o gol e ganhar de 1 a 0. Feito este gol, esperávamos a postura do oponente, saíamos com inteligência no contra-ataque e marcávamos mais gols, mas não é sempre que boas vantagens vão acontecer", ressalta Robles.

No cenário atual, a orientação para encarar o Caieiras é de manutenção do trabalho, com atenção redobrada. "A preparação física, tática e técnica continua a mesma. O que muda é o psicológico, com foco ainda maior nas partidas e no adversário, concentrando-nos no fato de que não podemos errar e que precisamos seguir jogando o nosso 'arroz com feijão', com cautela e qualidade, para levar o Grêmio ao lugar que ele merece", comenta.

Perguntado sobre a melhor campanha geral da primeira fase e, com isso, pela possibilidade de jogar pelo empate para se classificar à semifinal, o treinador rechaça a ideia de imediato, relembrando casos similares para justificar sua decisão de pensar apenas nos três pontos.

"Não gosto da palavra favoritismo ou de atuar somente para não perder, pois quem opta por esta alternativa raramente ganha os campeonatos. Fora isso, lá atrás, quando iniciamos a nossa preparação, sabíamos que seria uma competição difícil, com diferentes tipos de jogos e então nos programamos para tal situação sempre respeitando os adversários, mas sem temer ninguém e jogando o nosso futebol, com humildade, responsabilidade e eficiência, e assim vamos continuar", conclui Robles.

Agendado para o próximo sábado, 11, o duelo entre Grêmio Sãocarlense e Caieiras, pela Taça Paulista sub16, acontece às 8h30 no Estádio Municipal Luiz Estevan de Siqueira "Zuzão", com entrada aberta ao público. Ao classificado destina-se, além da vaga na semifinal, a espera por União Suzano ou Raça, que se enfrentam no mesmo horário no domingo, 12, em Suzano.

Leia Também

Últimas Notícias