sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Jeesp/Ciclismo: bons retrospectos motivam seletiva em São Carlos

Estado tem conseguido bons resultados nos Jogos Escolares da Juventude. Evento será de 4 a 6 de agosto no Damha

29 Jul 2015 - 19h03Por Redação
Competição acontecerá no Damha, que está acostumado a receber grandes disputas do ciclismo nacional. Foto: Ivan Storti/FPCiclismo - Competição acontecerá no Damha, que está acostumado a receber grandes disputas do ciclismo nacional. Foto: Ivan Storti/FPCiclismo -

O ciclismo paulista tem feito bonito nos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional que reúne ciclistas/alunos de todo o país. Nos últimos anos, o estado conseguiu bons resultados com as equipes selecionadas no Jogos Escolares do Estado de São Paulo/Jeesp-2051, nas categorias Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17), masculino e feminino. E é justamente essa condição que tem motivado os participantes da Seletiva Estadual Mirim deste ano, marcada para a cidade de São Carlos, entre 4 a 6 de agosto.  Serão selecionados dois atletas de cada naipe para o evento estadual após as provas de Contra Relógio, Pontos e Resistência, e a briga promete ser acirrada.

A competição acontecerá no Parque Eco-Esportivo do Damha, que está acostumado a receber grandes disputas do ciclismo nacional.  Também acontecerão no período a sexta e última seletiva regional, marcada para o  dia 4, e a Final Estadual Pré-Mirim, nos dias 5 e 6, numa grande festa de ciclismo. A competição, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo - FPC.

O saldo do ciclismo paulista nos Jogos Escolares da Juventude em sido muito positivo. Foram diversas medalhas conquistadas, com destaque para o desempenho no ano passado, com quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.  Na categoria Mirim, especificamente,  o balanço foi ouro na Contra Relógio  Individual e Prova Pontos femininos, com Marcela Sodré,  e bronze na Resistência, com Ana Clara Vieira.

"A expectativa é muito boa. O nível técnico dos ciclistas/alunos demonstrada ao longa das seletivas é muito bom e São Paulo tem, mais uma vez, plenas condições de fazer bonito. Por isso, acreditamos em mais um grande evento em São Carlos", destaca Gilson Alvaristo, vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo e coordenador do evento.

Serão três dias de muito ciclismo. No dia 4 está programada a sexta etapa regional, a partir das 8h, reunindo representantes da rede de ensino Estadual, Municipal e Particular da região ou de qualquer outra parte do estado. Os 20 mais bem classificados em cada categoria terão direito a disputar as seletivas estaduais e a final. No dia 5 será a vez da Final no Pré-Mirim, às 9h, ficando para um pouco mais tarde, às 10h30, a disputa do Contra-Relógio Individual da seletiva Mirim. À tarde, a partir das 14, será a vez da Prova Por Pontos. No dia 6 a programação termina com a prova de Resistência.

Na seletiva Mirim, os dois alunos, no masculino e feminino, que atingirem o maior número de pontos nas três provas realizadas - Contra Relógio Individual, Prova Por Pontos e Resit6encia -  na categoria serão selecionados para representar o Estado de São Paulo no evento nacional. Em caso de empate entre dois alunos ou mais, será considerado o melhor tempo no Contra Relógio Individual para definição da vaga.

CRONOGRAMA DO EVENTO

4/8/2015 - (terça-feira):

6ª etapa: Categorias (Pré mirim, Mirim e Infantil) masc./fem.

8h: confirmações dos participantes nas 3 categorias.

Obs.: só terão direito a hospedagens e alimentação alunos que conquistarem suas vagas na 6ª etapa em São Carlos.

5/8/2015 - (quarta-feira).

Categorias: Pré Mirim e Mirim masc./fem.

8h: Confirmações e retirada de números.

9h: Categoria Pré mirim masc./ fem. - Final

10h30: Categoria Mirim masc./ fem.- 500mts Contra Relógio Individual.

14h: Prova Por Pontos

Bateria Final - Mirim feminino.

Bateria Final - Mirim masculino.

Obs.: Pontuação na prova por pontos: 1º) 5 pontos / 2º) 3 pontos / 3º) 2 pontos / 4º) 1 ponto.

6/8/2015 - (quinta-feira)

Resistência: Mirim fem.:

Resistência: Mirim masc.:

Pontuação nas 3 provas:

1º lugar:12 pontos / 2º lugar:10 pontos / 3º lugar: 9 pontos / 4º lugar: 8 pontos / 5º lugar: 7 pontos / 6º lugar: 6 pontos / 7º lugar: 5 pontos /  8º lugar: 4 pontos / 9º lugar: 3 pontos /  10º lugar - 2 pontos

O calendário de 2015 é o seguinte:

Regionais

Agosto

4 - 6ª Seletiva Regional - São Carlos

Local: Parque Eco esportivo Damha / São Carlos

Seletivas Estaduais

Final Estadual Pré Mirim masculino/feminino - Até 12 anos (Somente classificados nas Seletivas Regionais)

Data: 5 de Agosto

Local: São Carlos - Parque Damha

Seletiva Mirim masculino/ feminino - 13 e 14 anos (Somente classificados nas Seletivas Regionais)

Data: 5 e 6 de Agosto

Local: São Carlos - Parque Damha

Seletiva Infantil masculino/ feminino - 15, 16 e 17 anos (Somente classificados nas Seletivas Regionais)

Data: 19, 20 e 21 de Outubro

Local: São Carlos - Parque Damha

SOBRE O EVENTO

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) são destinados aos alunos das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal, Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais. Os evento selecionará atletas para as participações nas principais disputas da categoria, como  os Jogos Escolares da Juventude - Etapa nacional.

O evento, gratuito e com todo o suporte técnico necessário, ainda seleciona atletas a fim de os contemplar para o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado, além de participarem de competições do Comitê Olímpico Brasileiro, tendo a chance de mostrar seu valor. Vale ressaltar que, em todas as etapas, serão disponibilizadas bicicletas de competição gratuitamente aos alunos participantes, que poderão ser retiradas na arena de largada de cada competição.

Os JEESP - 2015/Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização da Federação Paulista de Ciclismo e cidades-sede.

Leia Também

Últimas Notícias