sábado, 27 de abril de 2024
Esportes

Giovana, Mirella e Rafael. Um trio que promete na Aquário/LCN/Bianchi

08 Abr 2016 - 09h01
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Giovana Pegion de Paula, 9 anos. Mirella Colloca Vaz, 9 anos. Rafael Marcondes da Costa, 12 anos. Três nadadores que integram a nova geração da modalidade e iniciaram o ano de forma surpreendente. Todos estiveram no pódio durante o 2º Torneio Regional Pré-Mirim a Senior, ocorrido sábado, 2, na piscina da Recreativa, em Ribeirão Preto, em competição válida pela Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP).

O jovem trio integra a Aquário/LCN/Bianchi Sports, que carrega a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e Caaso/Cefer/USP.

Sob orientação do técnico Mitcho Bianchi, Giovana, Mirella e Rafael conquistaram medalhas e apresentaram resultados que surpreenderam até mesmo o comandante do time, uma vez que os trabalhos estão em início de temporada. "A perspectiva de medalhas existia. Mas o que me surpreendeu especificamente nestes três nadadores foi a evolução individual de cada um. Isso aumenta muito nosso otimismo e cresce a expectativa por melhores resultados ao longo de 2016", revelou Mitcho.

PEQUENOS TALENTOS

Por terem conseguido expressivos resultados em Ribeirão Preto, Giovana, Mirella e Rafael ganharam notoriedade. O trio falou um pouco de suas conquistas durante entrevista realizada antes de um treino realizado na piscina da Fesc.

BRONZE COM GOSTO DE OURO

Rafael que disputa a categoria infantil I não escondia a felicidade. Foi sua primeira competição oficial e disputou três provas: 50m peito (8º lugar), 50m livre (11º lugar) e 50m costas (3º lugar).

"Foi uma medalha de bronze com sabor de ouro", disse, ao referir-se ao primeiro pódio em sua estreia.

Rafael não escondeu que estava nervoso e ansioso e que a experiência e vivência obtida em Ribeirão Preto foi uma lição que jamais esquecerá. "Gostei de tudo que passei. É uma adrenalina muito grande. Mas valeu a experiência. Conquistei uma medalha, minha primeira, quer servirá como incentivo nos treinos e muito mais dedicação no meu dia a dia".

OS ADVERSÁRIOS QUE CORRAM ATRÁS

Giovana tem apenas 9 anos (mirim 2), mas uma 'explosão' muito grande quando cai na água. Em Ribeirão Preto foi a 'menina dourada'. Três provas e três medalhas de ouro nos 50m borboleta, 50m costas e a novidade: pela primeira vez nadou uma prova de 100m, também no estilo costas.

Ela disse que não sentiu diferença e que gostou da experiência nesta nova prova, salientando que a sua meta é aumentar, sempre, a sua coleção de medalhas de ouro. "Já conquistei 40", afirma, orgulhosa.

Indagada se não teme perder provas, já que tem vencido os desafios com uma grande constância, em sua ingenuidade, Giovana mostrou uma sinceridade impressionante.

"Acho que as adversárias que tem que correm atrás. A cada treino e a cada competição, eu quero me superar. E vencer sempre".

VOOU DENTRO D'ÁGUA

Quem vê Mirella Vaz, 9 anos, também na categoria mirim 2, sentadinha, conversando com simpatia, muita educação e uma calma impressionante, não entenderia no que ela se transforma dentro d'água.

Em Ribeirão Preto, ela foi prata nos 50m borboleta e ouro nos 50m peito. Também chegou em primeiro nos 50m livre. Entretanto, nesta prova ela, literalmente 'voou' em seu balizamento.

Até então, seu melhor tempo era 45 segundos. Surpreendentemente, na primeira prova do ano, ainda cansada devido os treinos fortes de início de temporada, cravou 37 segundos para surpreso até do seu técnico.

Indagada a melhoria em 8 segundos em sua prova, foi surpreendente a resposta da garotinha. "Acho que foi os treinos. Sou dedicada. Não falto e faço tudo que o 'tio' (técnico Mitcho) pede para eu fazer. Sou dedicada e quero sempre melhorar".

Por outro lado os olhos de Mirella brilhavam ao falar da medalha de ouro nos 50 metros livre. "Estou feliz sim. Não sei explicar a emoção de baixar tanto assim o tempo. Mas prometo que agora vou treinar ainda mais, me dedicar também e assim baixar mais o tempo", finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias