sábado, 20 de abril de 2024
Sub20

Florentino enaltece trabalho “começado do zero” no Grêmio

11 Out 2018 - 08h59Por Gustavo Curvelo/colaborador
Florentino espera decisão da FPF para o futuro; Lobão quer disputar a Copa São Paulo - Crédito: Gustavo Curvelo/DivulgaçãoFlorentino espera decisão da FPF para o futuro; Lobão quer disputar a Copa São Paulo - Crédito: Gustavo Curvelo/Divulgação

Um aproveitamento de 75% no segundo turno e a sensação de que poderia ir mais adiante no Campeonato Paulista sub20 da 2ª Divisão. Com esse pensamento, o Grêmio Sãocarlense se despediu formalmente da competição na última semana. Iniciando um trabalho praticamente do zero na categoria, o Lobão terminou sua participação com dez pontos e na quarta colocação do Grupo 4, distanciado apenas de um ponto do segundo colocado Brasilis e da classificação às oitavas de final.

Para o treinador Anderson Florentino, a curta duração do torneio em sua primeira fase, agregado ao fato do Lobão estar em seu primeiro ano como filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF), acabou prejudicando o clube, que por lógica não conseguiu construir uma base em temporadas anteriores e precisou apostar unicamente na melhora de seu desempenho com o tempo ao longo do estadual.

“Fizemos um trabalho iniciado do zero em uma categoria que tem atletas que já jogaram ou têm condição de jogar profissionalmente. Por conta disso, faltou tempo pra gente, que é primordial. Você começa do zero e até conhecer os atletas, organizar, unir a equipe e evoluir na parte tática demora um pouco, tanto que nosso primeiro turno talvez tenha ficado um pouco abaixo. Mas, com o tempo, a evolução foi muito grande, muito rápida e então conseguimos três vitórias seguidas no segundo turno. Infelizmente o campeonato é curto e faltou um pouco de tempo de reação”, avalia o treinador.

Segundo ele, caso o clube se interesse em manter a filosofia de trabalho para 2019, os primeiros passos já foram dados. “Já temos uma base para o Sub-20 do ano que vem, pois muitos atletas são abaixo do limite de idade e possuem mais uma ou mais temporadas nesta categoria”, ressalta Florentino.

Antes disso, porém, existe a expectativa pela participação na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior. Maior torneio de base do país, a 50ª edição da competição acontece em janeiro e reúne os principais clubes brasileiros. O Lobão pleiteia a participação como sede em São Carlos.

“Estamos aguardando uma definição. Demos entrada na documentação, fomos à Prefeitura Municipal e à Federação e constatamos que não há irregularidades. Nada impede nossa participação como sede e vamos ver se as coisas se encaixam. Neste momento, ainda temos atletas alojados e que estão concluindo o ano letivo na escola. Outros, se formos participar, retornam na próxima semana para começarmos em definitivo a nossa preparação. Depende apenas dos órgãos competentes”, completa Anderson Florentino.

Leia Também

Últimas Notícias