sexta, 03 de maio de 2024
Elimina, não elimina, elimina...

Enfim, Liga Desportiva se posiciona sobre polêmica na Copa São Carlos

Caso envolvendo confusão em partida das quartas de final fez com que torneio se transformasse em novela

12 Dez 2023 - 14h12Por Marcos Escrivani
Partida entre Zé Bebeu e Os Prédios causou polêmica no futebol amador de São Carlos - Crédito: Lourival IzaquePartida entre Zé Bebeu e Os Prédios causou polêmica no futebol amador de São Carlos - Crédito: Lourival Izaque

Após 16 dias da partida pelas quartas de final da Copa São Carlos, entre Zé Bebeu e Os Prédios, que terminou empatada em 2 a 2 e teve confusão entre torcidas, a Liga Desportiva de São Carlos (LDSC), promotora do evento, se pronunciou, colocando a versão dos fatos sobre o ponto de vista da entidade. A Liga é presidida por Aparecido Neuto de Oliveira.

A polêmica partida fez com que a Copa São Carlos, que entrou na fase semifinal fosse momentaneamente paralisada. Um torcedor de Os Prédios, chegou inclusive a entrar no Ministério Público. Durante este período, em decisões controversas, as equipes envolvidas chegaram a ser eliminadas, reintegradas e por fim eliminadas em uma assembleia reunindo filiados à entidade esportiva,  na Fundação Educação São Carlos (Fesc).

Comunicado oficial

Abaixo, o comunicado oficial da LDSC sobre a polêmica partida entre Os Prédios x Zé Bebeu:

“Após toda repercussão envolvendo a decisão inicial da Liga Desportiva de São Carlos relacionado ao episódio ocorrido na Copa São Carlos, viemos a público pela primeira vez nos pronunciar com decisão judicial do caso.

Como é de conhecimento de todos, nessas duas últimas semanas a partida entre Zé Bebeu e Os Prédios tiveram diferentes desfechos.

Após assembleia ocorrida nesta terça-feira (5), as equipes filiadas ouviram os envolvidos, e votaram em conjunto para que ainda ocorressem a eliminação de ambas as equipes após o episódio de seus torcedores no estádio do Zuzão, seguindo assim os regulamentos da competição, tanto o Específico, como o Geral.

Após decisão tomada, e jogo marcado que ocorreria neste domingo entre Vila Prado e Aracy, válido pela semifinal da competição, fomos notificados judicialmente na sexta-feira (8), que um torcedor da equipe eliminada, teria entrado com uma ação judicial, alegando que a assembleia teria sido de forma irregular, que a LDSC estava favorecendo outras equipes, e que a organização falhou na segurança da partida. Consequentemente o Juiz do Tribunal do Estado de São Paulo da Comarca de São Carlos, suspendeu a competição para que o Ministério Público pudesse analisar e averiguar a alegação do torcedor.

Agindo de forma rápida e competente, o setor jurídico da LDSC apresentou os documentos, provando a legalidade da assembleia realizada pelas equipes filiadas, e todo o processo de decisão tomada, juntamente com os Regulamentos Específico e Geral da Competição.

Sendo assim, com imensa alegria, recebemos neste domingo (10), a decisão judicial que garante e permite a continuidade da competição.

Infelizmente a partida da semifinal entre Vila Prado e Aracy terá que ser realizada de portões fechados, devido a decisão do MP para que ocorra o jogo com segurança.

Buscando soluções imediatas, a nossa Associação trabalha para que possamos realizar a grande final com a presença e segurança de todos os torcedores que venham prestigiar o evento.

Reiteramos que a Liga não favorece time A ou B, X ou Y, apenas apoiamos o Futebol e o Esporte da nossa cidade, acreditamos no empenho de todos que fazem parte deste projeto de médio a longo prazo. Sabemos que nossas competições estão crescendo cada vez mais, e este crescimento nos colocam em uma posição de se aperfeiçoar, e juntamente com nossos filiados, buscar a melhoria sempre.

Sendo assim, a equipe do Santa Angelina FC, segue sendo a primeira finalista, e aguarda seu adversário, que sairá da partida entre Vila Prado e Aracy FC.

Deixamos claro que algumas notícias divulgadas por canais de comunicações, não foram de formas oficiais, e que todas as notícias serão primeiramente publicadas em nossa rede social oficial do instagram: @ligadesportivadesaocarlos

LIGA DESPORTIVA DE SÃO CARLOS”

Nota da redação

A reportagem do São Carlos Agora vem a público deixar claro que todas as notícias que antecederam o comunicado oficial da LDSC foram feitas de maneira idônea.

Os fatos foram divulgados assim que a reportagem teve conhecimento e sem tomar nenhum partido. Apenas expondo as decisões que aconteciam.

A reportagem do São Carlos Agora, inclusive, chegou a noticiar em várias edições os jogos que seguiam regularmente, obtendo as informações de terceiros, já que a entidade promotora não possuía um canal para divulgar as informações. Mesmo assim, respeitando os leitores e participantes, conseguíamos divulgar.

A estranheza, entretanto, foi em determinado momento, um membro da direção questionar o jornalismo esportivo do portal, salientando que o órgão de imprensa “não teria autorização de divulgar o fato polêmico”.

Em um estado democrático, onde um campeonato é disputado em espaços públicos, construídos com impostos pagos pela população, não há necessidade de tal autorização. Pelo contrário: é necessário divulgar em respeito àqueles que participam e tem em eventos amadores, uma forma de lazer, distração e qualidade de vida.

Leia Também

Últimas Notícias