terça, 16 de abril de 2024
Esportes

Em Floripa, “Homem de Ferro” busca a superação e vaga para o Ironman do Hawaii

27 Mai 2015 - 10h20Por Marcos Escrivani
Em Florianópolis, Marciano busca a superação no Ironman Brasil Divulgação - Em Florianópolis, Marciano busca a superação no Ironman Brasil Divulgação -

Cruzar a linha de chegada após exaustivas 11 horas de pura superação e completar uma prova de 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e por fim, uma maratona, ou seja, mais 42,195 quilômetros de corrida.

Este é o desafio do triatleta Antonio Marciano, de 29 anos, que disputará o Ironman Brasil Florianópolis 2015, marcado para domingo, 31, na praia de Jurere Internacional, na bela paradisíaca Florianópolis. Aproximadamente 2.000 triatletas estão inscritos para a importante prona que irá definir cinco vagas para o Mundial de Ironman, que acontece anualmente em Kona, no Hawaii.

Animado e otimista com a possibilidade de conquistar uma vaga para a mais importante prova mundial da modalidade, Marciano afirmou que pratica o triathlon desde 2011 e até hoje já conquistou vários títulos, dentre eles conseguiu índice para o Mundial de Triathlon de Long Distance realizado em Londres no ano passado.

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, Antonio Marciano contou sua expectativa para esta prova que contará com triatletas de vários países. Ele admite dificuldades, mas garante que tem condições de surpreender.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora – Por quê a opção em participar do Ironman?

Antonio Marciano - O ironman é uma prova desafiadora e sempre gostei de grandes desafios. Tive a oportunidade em 2014 em fazer o Ironman de Fortaleza/CE num cenário lindo mas com clima adverso do que tenho treinado no sudeste, com muito vento e calor forte. Mas quando cruzei a linha de chegada tinha a certeza de que fiz meu melhor e aquele gostinho de “quero mais”.

SCA - Seria para você um desafio de superação?

Marciano - Superação dos meus próprios limites.

SCA - Que tipo de preparação você teve para que complete a prova em Florianópolis?

Marciano - Para completar uma prova de tamanha complexidade como um ironman exige muitas horas de treino diariamente, determinação, garra, alimentação adequada um bom auxilio técnico. equipamentos de qualidade e acima de tudo querer ser um “homem de ferro”. 

SCA - Você estima completar a prova em quanto tempo?

Marciano – Em uma provas de longa distância muitas coisas pode acontecer, desde as condições climáticas a problemas mecânicos. Mas pela media de meus treinos devo fazer uma boa prova e pretendo cruzar o pórtico após 11h.

SCA - Perde quantos quilos durante o percurso?

Marciano - Mesmo com toda a preocupação com a hidratação e a minha alimentação na prova, perder peso é inevitável. Em Fortaleza perdi aproximadamente 7 quilos durante a prova.

SCA - Há quanto tempo de prepara para esta prova?

Marciano – Com apoio da minha assessoria que é a Marcus Fernandes, me preparo a um ano. Nesse planejamento tivemos algumas provas que foram chamadas de “provas chave” para pegar ritmo para o ironman, além de treinos intensos durante o final de semana onde a carga é extrema, chegando a fazer mais de 15 horas por fim de semana.

SCA - Quais as suas metas para este ano?

Marciano - Minhas metas são ironman de Floripa, as etapas do Troféu Brasil de Triathlon, as etapas da Copa Interior de Triathlon, Long Distance de Pirassununga e o Ironman de Fortaleza

Leia Também

Últimas Notícias