terça, 16 de abril de 2024
Evitar afogamentos

Crianças e adultos têm aulas sobre segurança no meio aquático

28 Nov 2018 - 13h02Por Marcos Escrivani
Crianças e adultos têm aulas sobre segurança no meio aquático - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Os números assustam muito. A cada ano, no mundo, aproximadamente 500 mil pessoas morrem afogadas. No Brasil, estimativas dão conta que 7 mil pessoas perdem a vida. São algo em torno de 16 por dia. Ou seja, a cada 1h30m, uma pessoa morre afogada.

Números apontam, ainda, que o afogamento é a segunda causa de morte de crianças de 1 a 4 anos no país e que 45% dos casos acontecem envolvendo vítimas de 1 a 14 anos por falta de supervisão de um adulto ou uma simples prevenção.

Preocupado com tal balanço e aproveitando a Semana Internacional de Segurança Aquática (ocorrida de 19 a 25 de novembro), a Aquário Fitness teve uma iniciativa inédita em São Carlos ao ser a primeira academia a proporcionar aulas sobre segurança aquática, ocorrida na manhã de sábado, 24.

Endereçada para crianças de 3 a 14 anos, bem como seus pais, a atividade teve como palestrante o cabo do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Marcelo Aguiar Dias.

Antes de cada aula, por aproximadamente 30 minutos, pais e alunos ouviram atentamente as orientações de Marcelo Aguiar e posteriormente as crianças participaram de aulas práticas sobre prevenção com a presença dos pais na piscina da academia.

“A figura do Bombeiro é muito representativa para as crianças e as regras que passamos fica na consciência dos pequenos e dos pais. Portanto a prevenção é super importante. Não só para as crianças, mas principalmente, para os pais”, salientou. “E em conversa com a direção da Aquário, ano que vem podemos fazer uma atividade voltada para toda a comunidade. Para que possam ter uma aula teórica e prática sobre prevenção”, disse Marcelo.

PIONEIRISMO

A ação da escola de natação foi pioneira em São Carlos. A coordenadora Nathália Cristina Bianchi disse que uma das prioridades da Aquário é proporcionar segurança a quem deseja aprender a nadar. “No verão aumenta também o número de afogamentos e queremos de alguma forma, ajudar a prevenir. Por isso esta palestra foi idealizada. E poderemos em 2019 abrir para toda a comunidade”, disse.

Leia Também

Últimas Notícias