sexta, 19 de abril de 2024
Esportes

Começa a Copa América para o Brasil

01 Jun 2015 - 15h56
0 - 0 -

Foto Rafael Ribeiro/CBFA seleção brasileira se apresentou nesta segunda-feira, 1, para um período de preparação no centro de treinamentos da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), visando a disputa da Copa América no Chile, em meio a um clima conturbado pela prisão na semana passada do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

O coordenador técnico da equipe, Gilmar Rinaldi, foi bombardeado por perguntas sobre o tema na primeira entrevista coletiva e teve que se defender. Segundo ele, os problemas vividos pela CBF fora de campo serão mais um desafio a ser superado pela equipe.

"Faz parte da preparação, e para estar na seleção tem que saber que vai conviver com momento ruim, bom... e saber que a parte do jogador é o campo", disse Gilmar a jornalistas. "O momento é mais um dificuldade para superar. Nosso departamento é o futebol", acrescentou.

Marin, que presidiu a CBF entre 2012 e abril deste ano, foi preso na semana passada na Suíça ao lado de outros dirigentes do futebol mundial como parte de uma investigação de autoridades da Justiça norte-americana sobre um esquema de suborno e corrupção.

O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que era vice de Marin e trocou de posições com ele em abril, era aguardado nesta segunda para um almoço de boas-vindas à comissão técnica e jogadores na Granja, mas não apareceu. A presença de Del Nero é aguardada ao longo da semana.

"Nossa tranquilidade é total e o futebol está a parte (da prisão), e quanto às demais situações não vou julgar, isso cabe aos órgãos competentes, o FBI, fazer o melhor possível", disse Gilmar, que ainda fez uma defesa da entidade. "A CBF é uma das coisas que deram certo no Brasil".

MUDANÇA DE TOM

Diferentemente da última vez em que a seleção brasileira esteve na Granja Comary, na preparação para a Copa do Mundo de 2014 sob comando de Luiz Felipe Scolari, o atual coordenador técnico evitou falar em favoritismo do Brasil para a Copa América.

Segundo Gilmar Rinaldi, o Brasil vai se preparar para ser campeão no Chile, mas rejeitou o status de favorito. "A obrigação do título a gente não tem, mas obrigação de buscar sim", afirmou.

O ex-goleiro da seleção reconheceu, no entanto, que a conquista do título ajudaria a amenizar a pressão causada pela derrota por 7 x 1 para a Alemanha na semifinal do Mundial em casa, e seria um estímulo para as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

A comissão técnica da seleção também quer aproveitar esse momento de partidas em competições para começar a moldar parte do grupo que vai disputar a Olimpíada de 2016. O técnico Dunga chamou para acompanhar o grupo na preparação para a Copa América jogadores jovens como Fred e Felipe Anderson, e já tem no elenco principal atletas com idade olímpica como Marquinhos e Fabinho.

O Brasil estreia na Copa América em 14 de junho, contra o Peru. Antes, a equipe disputará amistosos contra México e Honduras.

Leia Também

Últimas Notícias