Menu
sábado, 19 de setembro de 2020
Parque Ecoesportivo Damha

Campeonato de Rollerski acontece neste final de semana em São Carlos

Edição de 2018 bate recorde com três de quatro etapas válidas para o ranking mundial

26 Jul 2018 - 14h16Por Redação
Campeonato de Rollerski acontece neste final de semana em São Carlos - Crédito: CBDN/Divulgação Crédito: CBDN/Divulgação

Em seu quinto ano de realização, o Circuito Brasileiro de Rollerski terá mais uma etapa internacional em seu calendário. Entre sexta-feira, 27, e domingo, 29, a segunda parada das quatro de 2018 acontece em São Carlos e conta pontos para o ranking mundial de Ski Cross Country da Federação Internacional de Ski (FIS). Com presença confirmada de cerca de 50 atletas, a competição organizada no Parque Ecoesportivo Damha receberá destaques olímpicos e paralímpicos como Victor Santos, Aline Rocha e Cristian Ribera.

Em diversas categorias, adultas e juniores, as equipes nacionais de Ski Cross Country e Para Cross Country disputam provas de Distance e Sprint, sendo elas de 10k e 5km tanto no estilo clássico quanto livre, Sprint estilo livre, Rollerski Cross e Revezamento Misto. No sábado, 28, à tarde, o evento terá ainda uma vivência aberta ao público interessado em praticar o rollerski.

Um dos principais destaques, além da presença de três atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em PyeongChang 2018, será a boa presença de atletas paralímpicos, com 18 competidores. Em nova fase de projeto realizado em parceria com a Fundação Agitos, que busca expandir a detecção de talentos e o desenvolvimento do Para Cross Country em três diferentes núcleos no estado de São Paulo – São Carlos, Santos e Jundiaí –, o Circuito receberá novas caras nas pistas, além dos professores que coordenam as atividades em suas respectivas cidades.

“O Circuito Brasileiro de Rollerski tem se fortalecido no cenário da modalidade e é muito importante termos mais uma etapa válida internacionalmente. Agora são três de quatro ao longo do ano. É uma oportunidade para tornar as provas ainda mais competitivas. Outro destaque é a presença paralímpica que teremos aqui com a participação dos núcleos de desenvolvimento. Atletas que já participavam do Circuito antes agora ganham outra dinâmica nos momentos de competição”, ponderou Caio Freixeda, gestor de Ski Cross Country e Biathlon da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

Com pontos válidos para o ranking mundial de Ski Cross Country, a etapa representa um momento importante também para a preparação dos atletas que competirão na América do Sul em competições de Ski Cross Country e Biathlon.

CRONOGRAMA DAS COMPETIÇÕES

Sexta-feira, 27

10k/5km estilo clássico – Adulto Masculino e Feminino.

Rollerski Cross – Sub-16 Masculino sub-16 e Feminino sub-19.

Sábado, 28

Sprint estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino, Feminino Sub-19 e Masculino Sub-16.

Vivência aberta ao público para prática do Rollerski.

Domingo, 29

10km/5km estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino.

Revezamento Misto – Sub-19 Masculino e Sub-16 Feminino.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias