quinta, 25 de abril de 2024
Abertos

Campeã do MTB divide treinos com estudo de Engenharia

17 Nov 2018 - 13h57Por Redação
Campeã do MTB divide treinos com estudo de Engenharia - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Sofia Subtil, de São José dos Campos, conquistou o ouro na categoria XCO da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior; a prova foi realizada nesta sexta-feira, 16, no Sítio Santa Maria, em São Carlos

A atleta Sofia Subtil, de São José dos Campos, conquistou o ouro na categoria XCO (Cross Country Olímpico) da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior. A prova foi realizada nesta sexta-feira (16), no Sítio Santa Maria. Estudante universitária, Sofia divide os treinos de bike com o estágio do curso de Engenharia Mecânica. “É bem puxado, fiquei até sem treinar recentemente, porque fiquei doente por conta do cansaço”, contou a ciclista.

A vitória veio depois de um esforço de cerca de uma hora para concluir as quatro voltas do percurso de quatro quilômetros. No total, oito ciclistas participaram da 1ª divisão do feminino. “A prova foi bem dura, fiz bastante força e mantive a liderança desde a largada, foi bem bacana. A Laís ficou na primeira volta inteira colada comigo, mas depois conseguir abrir e manter essa diferença. No finalzinho a Giovana apertou o pé, ainda assim, consegui me manter, fiquei bem feliz”, relatou.

Sofia treina cinco vezes por semana com distâncias diferenciadas e folga às segundas e sextas-feiras. “A rotina é puxada para conseguir conciliar treino e estudo, uma correria. Então, durante a semana faço treinos de cerca de duas horas e no fim de semana faço rodagens mais longas, quatro ou cinco horas para criar resistência”, explicou.

A atleta aprovou a pista, que foi implantada pelos próprios ciclistas de São Carlos. “A pista é bem técnica, não tem tanta subida, mas exige bastante pilotagem e tem uma mata fechada no meio, gostei mesmo”, comentou a campeã, que já competiu pela seleção brasileira na categoria Sub 23.

A medalha de prata ficou com a ciclista Giovana Corsi, de Rio Claro, e o bronze foi para Ana Paula Casetta, de Santos.

MASCULINO

O piloto Guilherme Gotardelo Müller, de Indaiatuba, foi o campeão da primeira divisão. Atleta profissional desde 2011, já participou seis vezes de Jogos Regionais e Abertos e foi campeão em todas as provas.

“Foi um circuito bem bacana, surpreendeu, eles capricharam bastante para esta edição dos Jogos Abertos. Fiquei bem feliz com a minha prova, com a forma como andei durante toda a prova e saí bastante feliz por ter contribuído com Indaiatuba com esses pontos”, celebrou.

Müller treina em média seis vezes por semana em torno de 15 horas no total. “Eu alterno treino de musculação com treino na bike e ciclismo de estrada. E já faz oito anos que tenho acompanhamento profissional”, contou.

A prata no masculino ficou com o ciclista Bruno Martins Lemes, de São José dos Campos, e o bronze com Leandro Donizete dos Santos, de Santos. A pista, homologada pela Federação Paulista de Ciclismo em agosto, e própria para a prática de Mountain Bike, elevou o nível da prova. O tetracampeão brasileiro Renato Seabra, de Assis, ficou em 5º lugar.

Para o supervisor de ciclismo do estado de São Paulo, José Reinato Mendes, o nível dos Jogos Abertos do Interior tem subido a cada edição. “Hoje é a maior competição da América Latina. Em número de atletas é superior às Olimpíadas que ocorreram no Brasil”, afirmou.

Segundo ele, o Mountain Bike também está evoluindo. “Uma prova disso é essa pista dentro de uma propriedade particular, feita por pessoas que gostam do ciclismo e preparam a trilha com foco no XCO para garantir o lazer e, ao mesmo tempo, servir uma competição do tamanho dos Jogos Abertos do Interior”, ressaltou.

PÚBLICO

O local aberto, com natureza exuberante, foi um convite para o público assistir a prova. “É um esporte que eu gosto muito, pratico Mountain Bike há 11 anos, então fiz questão de vir para acompanhar a prova, que está bem interessante”, disse o aposentado Hélio Mauricio.

O mecânico Rubens Gonzalez também aproveitou a emenda do feriado para ir ao sítio onde seria realizada a prova. “Eu adoro esporte e a gente tem que participar dos eventos que ocorrem em São Carlos. Aliás, eu adoro quando são Carlos realiza ou recebe esses eventos, isso é muito importante, a cidade precisa. E eu acho muito legal ver os competidores de fora”, comentou.

Leia Também

Últimas Notícias