sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Brasileirão: Palmeiras enfrenta o Grêmio; Santos, São Paulo e Ponte Preta jogam em casa

22 Out 2017 - 08h20Por Redação
Foto: Cesar Greco/Divulgação/SE Palmeiras - Foto: Cesar Greco/Divulgação/SE Palmeiras -

Pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, todos os times paulistas entram em campo neste domingo, 22, - exceto o líder Corinthians. Em Porto Alegre, às 17h, Palmeiras e o Grêmio fazem um confronto direto pela vice-liderança, enquanto o Santos recebe o Atlético/GO, na Vila Belmiro, e o São Paulo joga diante do Flamengo, no Pacaembu, ambos no mesmo horário. Mais tarde, a Ponte Preta enfrenta o Avaí, no Moisés Lucarelli, às 19h.

Com 50 pontos, Palmeiras e Grêmio, terceiro e segundo colocados respectivamente, estão separados na tabela de classificação apenas no segundo critério de desempate: saldo de gols (13 contra 19). Além da mesma quantidade de pontos, também igualam no número de vitórias, ambos com 15.

Na última rodada, disputada no meio de semana, o Palmeiras bateu a Ponte Preta por 2 a 0 no Pacaembu e o Grêmio empatou com o líder Corinthians na capital paulista. Enquanto os alviverdes vêm de duas vitórias desde que o técnico Alberto Valentim assumiu a equipe, os tricolores buscam embalar uma sequência positiva para alcançar o Corinthians no topo da tabela.

Para a partida, o Palmeiras não deve apresentar novidades na escalação, com a exceção do atacante Willian, que é dúvida por conta de uma lesão na coxa. Por outro lado, visando o primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores no próximo dia 25, contra o Barcelona-EQU, o Grêmio deve entrar em campo com um time misto.

BUSCA PELO LÍDER

Após empatar com o Sport jogando fora de casa e perder a terceira colocação do Brasileirão, o Santos, quarto com 50 pontos, tem como missão fazer valer o mando de campo para encerrar a sequência de três empates consecutivos. Além disso, dependendo de uma combinação de resultados, o time da Baixada Santista pode assumir a vice-liderança - ultrapassando Grêmio e Palmeiras -, ou novamente cair uma colocação, desta vez para o Cruzeiro.

Para a partida, o técnico santista Levir Culpi terá o retorno do volante Alison, anteriormente suspenso, enquanto o meia Vecchio recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque por suspensão automática.

O Atlético Goianiense, por sua vez, está na 20ª e última colocação da Série A, com 26 pontos e a sete do primeiro clube fora da zona de rebaixamento, o Vitória (33). Nos últimos cinco jogos, o retrospecto não é dos melhores, já que vem com apenas uma vitória, um empate e três derrotas.

FÔLEGO NA TABELA

Em cenários diferentes, São Paulo e Flamengo se enfrentam no Pacaembu, já que o Morumbi está sendo utilizado para eventos musicais. Na 15ª colocação, o tricolor se aproximou da zona de rebaixamento após perder por 3 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. Com 34 pontos, os paulistas estão a dois da Ponte Preta (32), 17º e primeiro integrante do Z-4.

No Brasileirão, o clube da capital vive recentemente uma 'montanha-russa', já que exerce o mando de campo com vitória (bateu o Sport e Atlético-PR) e tropeça jogando longe de seus domínios (perdeu para Atlético-MG e o tricolor carioca).

Por outro lado, o Flamengo vem de uma goleada por 4 a 1 diante do Bahia, assumindo a sexta colocação da competição no lugar do Botafogo, com 46 e 44 pontos, respectivamente. Assim como o Grêmio, o time rubro-negro também terá uma competição internacional no meio de semana. No primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana, os flamenguistas fazem um clássico contra o Fluminense no próximo dia 25, e devem enfrentar o tricolor paulista com um time misto.

REAÇÃO

Diante do seu torcedor, a Ponte Preta terá pela frente um confronto direto entre equipes que buscam sair da zona de rebaixamento. Na 17ª colocação, o time campineiro tem um ponto a mais do que o seu adversário, o Avaí (32 contra 31), que vem na 19ª posição.

 

Vindo de derrotas para Cruzeiro e Palmeiras e um empate com o Santos, os alvinegros contam com o apoio da sua torcida para iniciar uma recuperação na Série A, já que na sequência também jogarão em Campinas no encontro paulista diante do Corinthians.

Sem vencer há seis partidas - com três empates e três derrotas -, o Avaí lamentou o gol sofrido nos minutos finais contra o Botafogo, que igualou o placar na última rodada, e que faria os catarinenses ultrapassarem os pontepretanos. (futebolpaulista.com.br)

Leia Também

Últimas Notícias