sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

Janelas para a arte recebe a exposição "De Olhos Pra Vida"

16 Jul 2014 - 20h07
0 - 0 -

As janelas do prédio do SIM (Serviços Integrados do Município), localizado na esquina das ruas Dona Alexandrina com Major José Inácio, está com uma nova exposição e pode ser visitada pelo público até o dia 21 de agosto.

Intitulada “De olhos pra Vida”, ela faz parte do projeto Janelas para a Arte, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Artes e Cultura e tem por objetivo proporcionar o acesso à arte, popularizando e divulgando o trabalho de artistas da cidade.

O trabalho foi selecionado pelo 8º Chamamento Público para projetos Expositivos de Artes Visuais 2011/2012 reunindo o total de oito imagens e fotografias em preto e branco, as quais trazem referência da vida das pessoas, da arquitetura e da cultura locais. As imagens demonstram a importância nesse contexto de preservação e divulgação da cultura da gente da terra.

Segundo o juiz de direito de São Carlos e autor das fotografias, Vilson Palaro, participar do projeto “Janelas para a Arte” é motivo de orgulho. “Expor minhas obras no ‘Janelas para a Arte’ me deixa muito honrado, pois se trata de um projeto que visa divulgar a arte para as pessoas na rua, inserindo-a no cotidiano das pessoas que, em muitos casos, não têm acesso a esse tipo de trabalho por não ter o hábito de frequentar exposições, galerias ou locais destinados à arte. O público certamente irá se identificar com algo nas imagens, já que retratam justamente as raízes e origens culturais do homem do interior do Estado de São Paulo”, explicou.

Palaro comentou que a fotografia é uma atividade que exerce desde a década de 90 e já recebeu importantes prêmios fotográficos. “Já realizei várias exposições coletivas em São Paulo (Cultura Inglesa, Galeria Bric-a-Brac, dentre outras) e exposições individuais no Centro Cultural da USP, na Oficina Cultural e no Teatro Municipal de São Carlos” disse o juiz reforçando que expos suas fotografias  na Sede Social do São Carlos Clube (as exposições "Trilha do Tempo" de 2008, "Gente" de 2011 e "Alma Cabocla" de 2013), na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Conselho Regional de Contabilidade, em São Paulo (exposição "Alma Cabocla" em 2011). “Além destas, participei também da exposição "Rei da Viola", em Belo Horizonte, no ano de 2012, durante o 2º Congresso Nacional Voa Viola”, explicou.

E não para por aí, pois Vilson Palaro foi premiado nas Bienais Internacionais de Florença (Itália - VIII Biennale Internazionale D'Arte Contemporanea) com o 1º lugar em 2011, e de Roma (Itália) em 2012 (2º lugar - IX Biennale Internazionale D'Arte Moderna).  Em 2013 ficou em 6º lugar na Mostra de Artes de Netuno (Itália), além de conquistar a Grande Medalha de Ouro no XXVII Salão de Artes de Arceburgo - MG e o Troféu Cidade de Arceburgo, no XXVIII Salão de Artes. “Neste ano de 2014, recebi o 4º lugar na X Biennale Internazionale D'Arte Moderna”, revelou.

Leia Também

Últimas Notícias