sexta, 26 de abril de 2024
Pior está por vir...

Em comunicado público, Unimed alerta: “vivemos o pior momento”

Cooperativa médica diz que o aumento foi expressivo e que ocupação dos leitos na UTI Covid é de 100%.

21 Jan 2021 - 14h52Por Marcos Escrivani
Daniel Canedo, presidente da Unimed São Carlos - Crédito: divulgaçãoDaniel Canedo, presidente da Unimed São Carlos - Crédito: divulgação

Em um comunicado público postado em sua página no Facebook, a Unimed São Carlos fez um alerta gravíssimo nesta quinta-feira, 21, ao afirmar que a pandemia da Covid-19 atingiu, desde março de 2020, o pior momento em São Carlos, a ponto dos leitos da cooperativa atingir 100% de ocupação.

A cooperativa disse que se sentiu aliviada com a chegada da vacina Coronavac. Porém os efeitos práticos do imunizante não será a curto ou médio prazo e faz um segundo alerta: o pior está por vir nos próximos dias.

Por este motivo, a Unimed enfatiza que hoje, o melhor remédio continua sendo a prevenção e pede para que todos continuem a usar máscaras, álcool em gel e, principalmente, o distanciamento.

Abaixo, a íntegra do comunicado:

Atendendo ao princípio da transparência, a Unimed São Carlos vem a público expor sua preocupação com o cenário da Covid-19 na cidade e região. Podemos afirmar, sem dúvida alguma, que desde o início da pandemia na cidade, este é o pior momento que estamos vivendo.

Desde o começo, a Unimed São Carlos não vem medindo esforços para garantir a segurança de cooperados, colaboradores e beneficiários. Na Cooperativa, foi criado um Comitê Emergencial, envolvendo gestores de diversas áreas. Foram mais de 300 ações, entre elas mudanças de local de atendimento, aumento de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), compras de insumos emergenciais, comunicação junto aos idosos, entre outras.

Entretanto, nas últimas semanas, acompanhamos o aumento exponencial de casos confirmados e internações, tanto em enfermaria como na UTI, chegando a 100% de ocupação, o que exigiu ações como cancelamento de cirurgias eletivas e a criação emergencial de leitos de enfermaria e de UTI para atendimentos a paciente Covid.

A chegada da vacina é uma boa notícia, porém acreditamos que a curto e médio prazo ainda não teremos efeitos práticos no número de infectados. A previsão é que para as próximas semanas o número de casos deve ser ainda maior, o que exigirá ainda mais das unidades de saúde, que já estão atuando no limite.

A Unimed São Carlos vem fazendo sua parte, os órgãos de saúde no município vêm fazendo a parte que cabe a eles, porém acreditamos que toda a sociedade deve se unir e se conscientizar desde momento crítico que estamos passando.

A melhor arma neste momento contra o novo coronavírus é a conscientização da necessidade de intensificar as medidas de segurança já amplamente divulgadas, como manter o distanciamento social, evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscaras.

O momento é extremamente crítico e contamos com todos para minimizar os efeitos da pandemia”.

Leia Também

Últimas Notícias