sexta, 26 de abril de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

Universidade do Texas : Texas A&M University mantém forte parceria técnico científica com o Instituto de Física de São Carlos ( IFSC) – CEPOF – INCT - USP

12 Jun 2022 - 07h28Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Texas A&M University - Crédito: DivulgaçãoTexas A&M University - Crédito: Divulgação
O Prof. Dr. Vladislav Yakovlev do  Departamento de Engenharia Biomédica da Texas A&M University (EUA), retorna a São Carlos em visita de trabalho científico e de troca de conhecimento institucionais com os pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos – CEPOF – INCT – USP, onde foi recebido pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (CEPOF – IFSC -USP), a qual é colaborador e mantém forte relacionamento e trabalhos com esta renomada Universidade no Texas. 
 
Para entendermos o perfil do pesquisador da Texas A&M University Prof. Dr. Vladislav Yakovlev, destacamos:
Nascido em Moscou (ainda na antiga URSS), Vladislav Yakovlev obteve seu PhD em física e eletrônica quântica na Universidade Estadual de Moscou, em 1990, tendo-se mudado para os EUA, em 1991 e trabalhado inicialmente em uma startup (Novatec Laser Systems), onde construiu um sistema amplificador oscilador de Ti – safira de femtosegundo para uso na ablação de córnea, descobrindo o que agora é conhecido como Bladeless Lasik. Ao longo dos anos, o cientista foi-se integrando na área de ciências biomédicas, estando neste momento desenvolvendo trabalhos na área de desenvolvimento de ferramentas para o estudo de sistemas biológicos, com foco no aperfeiçoamento de instalações médico-cirúrgicas com abordagens científicas avançadas. Apesar desta área não ser nova no mundo científico, o Prof. Yakovlev afirma que ela é cada vez mais popular devido à sua expansão  nas fronteiras da ciência e tecnologia mundiais.
 
Prof. Dr. Vladislav Yakovlev
 
Prof. Vladislav Yakovlev recebeu em 2021 o “Prêmio Harold E. Edgerton em Óptica de Alta Velocidade” da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE)
 
A parceria da Texas A&M University com o CEPOF -IFSC – INCT – USP tende a ser ampliada , inclusive com a oportunidade de criação e expansão das linhas de pesquisas inovadoras, onde alunos e pesquisadores de ambas Instituições poderão inovar com os trabalhos científicos desenvolvidos.
Fontes:  Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ( IFSC – USP – CEPOF – INCT); Assessoria de Comunicação – IFSC/USP , e Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias