sexta, 26 de abril de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

Timidez

10 Mar 2022 - 12h28Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
A timidez não é uma doença, por isso não podendo se falar em cura. Mas, podemos falar em como melhorar e aceitar que se pode lidar de uma forma mais natural e leve para sua vida. Para algumas pessoas também um erro considerar como uma deficiência a ser curada.
 
É antes disso, uma condição humana que em sua fragilidade e vulnerabilidade, configura-se enquanto fator importante na sobrevivência em sociedade. Para outros, pode estar relacionado às reações da pessoa tímida, como apatia, inatividade, passividade e indecisão.
 
Existem pessoas que são tímidas por desencadeiam a timidez por medo de desconhecidos, em posição de autoridade (medo de passar ordem para outros, por se sentir incapaz), sexo oposto ou pelo se sente atraído.
 
Algumas situações despertam a timidez, quando a pessoa tímida é o centro das atenções por algum tempo, como por exemplo, apresentando um trabalho. Enfrentando grandes grupos, quando se encontram em situações inferior, tipo status ou situações novas ou até mesmo quando precisam se impor.
 
Pessoas tímidas tem comportamentos típicos comuns como qualquer outra, mas dificilmente conseguem lidar com o problema sem que consigam saber distinguir sozinho e procurar melhorar para vencer esse problema.
 
Podem ao longo do tempo ter se tornado assim por ter passado por situações em que se sentiu envergonhado ou exposto a algo que causou desconforto. 
 
O tímido consegue reconhecer todos os sintomas apresentados pelos seu corpo, ele enrubesce, sua frio, sente tremor, etc. E, as vezes mesmo não passando percebido, acha que todos a sua volta perceberam, imobilizando e não conseguindo tomara certas atitudes.
 
A timidez pode atrapalhar nas realizações pessoais e profissionais. O tímido algumas vezes se preocupa com a reação do outro e o pensamento do outro. Mesmo não sendo considerada como uma doença, ela pode atrapalhar inibindo e fazendo com que a pessoa, por não se considerar capaz ou por estar sendo percebida e avaliada não consiga realizar de maneira satisfatória seus projetos de vida, sejam eles sociais ou profissionais.
 
Nem sempre ela tem seu lado negativo, podendo em alguns casos ajudar. Como em novas atitudes, onde com certa cautela busca novas respostas para determinadas situações.
 
Procure sempre considerar o que está sentindo, buscando o melhor bem estar para sua vida.
 
Não deixe que o comportamento influencie naquilo que almeja alcançar!
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias