sexta, 19 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Fazenda do Pinhal, a história de São Carlos começa aqui!

04 Nov 2017 - 02h25Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Estamos chegando ao aniversário do município de São Carlos e para comemorar, voltamos à sua origem: a Fazenda do Pinhal!

Visitar a Fazenda do Pinhal é um retorno ao passado, à época cafeeira no Brasil. É um retorno às antigas tradições dos condes, viscondes, duques, imperadores. É um resgate à história da cidade de São Carlos!

A Fazenda do Pinhal está localizada em terras da antiga Sesmaria do Pinhal e foi adquirida por Carlos Bartholomeo de Arruda, avô do futuro Conde do Pinhal: Antônio Carlos de Arruda Botelho, que na década de 1850 intensificou as plantações de café. (Fonte: http://www.casadopinhal.com.br/historia).

A fazenda foi tombada pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, no ano de 1987. Atualmente a fazenda pertence ao Dr. Fernão Brach e Maria Alice Brach, bisnetos do Conde do Pinhal e possui cerca de 100 hectares. A atual finalidade da fazenda é a preservação do patrimônio histórico-cultural e é mantida pelos proprietários com recursos próprios.

O QUE VISITAR NA FAZENDA

A visita na Fazenda é monitorada pela equipe da Casa do Pinhal. Ao chegar, você se depara com o antigo terreiro de café, ao lado da senzala de escravos, já readequada para receber imigrantes italianos e atualmente remodelada para preservação do acervo histórico. Observa-se também a beleza arquitetura do local com riqueza de detalhes, desde as janelas aos ambientes, bem decorados.

Ao entrar na Casa Grande, você encontra vários objetos da época do Conde do Pinhal, com destaque a um altar à Nossa Senhora das Dores e a imagem de São Carlos Borromeo, trazida da Itália, além de lustres, espelhos, móveis e diversos quadros da família além de uma pintura da Fazenda feita por pintor Benedito Calixto. A fundação organizou a casa de acordo com a cronologia histórica e o visitante pode conhecer os ambientes da época: os quartos do casal e dos filhos, a sala de música, a sala de reuniões e a cozinha, ainda no estilo da época da escravidão.

Outro destaque são os belos jardins que estão em volta de toda a casa, com inspiração em parques da Europa, sobretudo da França, e os pomares ao redor da casa, muito bem arborizado e com grandes alamedas, por onde corre um sistema de irrigação utilizado desde a época em que o Conde do Pinhal vivia na Fazenda.

Nesse sistema de irrigação, a condessa do Pinhal, costumava diariamente subir as escadas d'água, como forma de tratamento hidroterápico por conta de suas fortes crises reumáticas. O ponto alto da visita é a tirar os sapatos e subir as escadas, imitando os gestos da condessa de séculos atrás.

Por fim, a visita termina com um delicioso café colonial: suco de maracujá, café preto colhido na própria fazenda, broa e bolo de fubá.

AGENDAMENTO DA VISITA

A Fazenda do Pinhal fica na Rodovia Domingos Innocentini km 4,5 - São Carlos/SP. A visita pode ser feita em grupos, com finalidade pedagógica e também acontecem as visitas espontâneas e individuais, que acontecem somente aos sábados no horário das 14h às 17h. Em todos os casos é necessário um agendamento, que pode ser feito pelo telefone (16) 3377-9191, porém, é importante ressaltar que deve ser feito com muita antecedência devido à alta procura e a capacidade limitada de no máximo 30 pessoas por dia. A visita em grupos com finalidade educacional não possui custo, mas as visitas espontâneas, tem o custo de R$ 15,00 por adulto (crianças e idosos não pagam).

Vale a pena visitar a fazenda e conhecer a história de São Carlos e do Brasil. Visite o site: www.casadopinhal.com.br e conheça um pouco mais.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado, pai de uma menina de 16 anos. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador de redes sociais e agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 25 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias