sexta, 26 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida – Instituto de Física de São Carlos – USP: ciência, tecnologia e inovação

25 Abr 2021 - 08h44Por Kleber Chicrala
INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida – Instituto de Física de São Carlos – USP: ciência, tecnologia e inovação -
O INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida, localizado no Instituto de Física de São Carlos – USP faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), intermediada pelo CNPq, Fapesp e CAPES, tendo entre seus objetivos unir e fazer a interação de grupos de pesquisas, linhas de pesquisas e pesquisadores e instituições de pesquisa, universidades, dentre outros nesta linha, de forma planejada em ações e pesquisa de ponta em áreas estratégicas que beneficiem diretamente a sociedade e o País. E assim procurando produzir conhecimento e desenvolvimentocientífico de forma competitiva em várias áreas do conhecimento, inclusive com reconhecimento internacional destes trabalhos.
 
A estimulação do desenvolvimento da pesquisa científica, visando tambéma inovação e o empreendedorismo, em parceria com o meio empresarial, levando em consideração inclusive as metas e diretrizes do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), fazem parte das metas e objetivos do INCT -  Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
 
O SIBRATEC é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que pretende aproximar a comunidade científica e tecnológica do setor industrial, dando condições para o aumento da taxa de inovação e, assim, contribuir para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros, tanto no mercado interno quanto no externo.
 
Podemos destacar inúmeras realizações e pesquisas com aplicações sociais significativasdesenvolvidas peloINCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida – Instituto de Física de São Carlos – USP, a exemplo: a)as câmaras de ozônio para descontaminação de objetos e documentos; b) oscirculadores de ar para evitar contaminação; c) os sistemas como visualizadores de veias para facilitar a pulsão nos hospitais; d)os escudos com fluxos laminares de proteção de dentistas; e)o novo sistema para tratamento de pneumonia com inalação de drogas fotossensíveis e iluminação extracorpórea, dentre outras linhas de pesquisas com fundamental importância para o País que são destaque em toda mídia nacional e internacional. E ainda mais, onde há conversão de conhecimento da ciência básica em plataformas para diagnóstico de doenças, controle microbiológico, tratamento de câncer,tratamento e detecção de pragas na agricultura, descontaminação de órgãos para transplantes, controle de vetores de doenças, rastreabilidade de alimentos e incorporação de nano-fabricação no desenvolvimento de novos stents vasculares de uso vascular generalizado.
 
Mas os trabalhos científicos não param, e também os deformação de recursos humanos e no programa de pesquisa e de formação de alunos a nível de pós-graduação, somados a inovação tecnológica. Destacamos também as soluções no combate e proteção contra o Corona Vírus – Covid 19, com a  utilização de tecnologia envolvendo a Luz : Ultra Violeta – UVC para descontaminar ambientes, superfícies, materiais, dentre outros. Trabalhos, pesquisas e ações desta natureza e outras, são compartilhadas,e muitas vezes realizadas em parceria com Instituições de ensino, pesquisa e inovações, centros de pesquisas, e empresas do Brasil e no exterior, formando assim uma ampla rede. Destacando o apoio do CNPq , Fapesp e do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
 
Fizemos a pergunta esclarecedora ao Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do IFSC – USP e membro/coordenador do INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida, sendo:
 
Qual a importância do INCT -IFSC -USP para a sociedade brasileira ?
 
Resposta do Prof. Bagnato:
 
“ O INCT em Óptica e Fotônica é uma iniciativa que procura integrar diversos laboratórios espalhados pelo país , a fim de promover um grande impulso na área. Produzindo avanços no conhecimento básicos de óptica e aplicando estes conhecimentos em diversas frentes, o INCT tem conseguido resolver problemas importantes com novos equipamentos para controle microbiológico e também com novas tecnologias terapêuticas. O INCT tem membros espalhados pelo país, contribuindo para o avanço de diversas instituições além de  disponibilizar para a sociedade brasileira tecnologias que resolvam seus problemas, e que permitam o avanço da economia do país.  Uma vertente importante do INCT em Óptica e Fotônica, tem sido a formação de recursos humanos através de um intenso programa de pesquisa e de formação de alunos a  nível de pós-graduação. São muitas dezenas de estudantes formados ao longo de vários anos “, finaliza.
 
Fontes: Kleber Chicrala – Coordenação deJornalismo Científico do INCT – CEPOF – IFSC – USP e http://cepof.ifsc.usp.br/geral/sobreINCT e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do IFSC – USP e Coordenador do INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida( Óptica e Fotônica) e CEPOF – IFSC –USP.
 
kleberchi
 

Leia Também

Últimas Notícias