Menu
sexta, 23 de abril de 2021
Colunistas

FIQUE LIGADO: A importância de consultar seu extrato previdenciário

14 Out 2017 - 07h17Por (*) Patricia Zani
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

É muito importante o cidadão consultar e manter atualizadas as informações junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.

As informações podem ser consultadas pelo Extrato Previdenciário, conhecido também como "Extrato do CNIS" (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Esse extrato é como se fosse um relatório de informações do contribuinte, onde constam os vínculos empregatícios, as contribuições, inclusive os recolhimentos realizados em GPS, na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço.

Um erro no CNIS pode acarretar muitos prejuízos, entre eles, o indeferimento da aposentadoria, ou ainda, fazer com que o segurado receba um valor de aposentadoria menor do que lhe é de direito.

É possível ter acesso ao extrato previdenciário nas Agências do INSS, pelo portal meu.inss.gov.br, mediante cadastro de senha, e ainda os correntistas da Econômica Federal e do Banco do Brasil podem ter acesso a algumas informações do CNIS.

Com o extrato em mãos o contribuinte pode verificar se existem divergências de dados. Caso o cidadão encontre erros e deseje incluir, alterar ou excluir informações deste banco de dados, o mesmo deverá apresentar ao INSS, os documentos que comprovem a situação. A documentação necessária pode variar, conforme a categoria a que o contribuinte se vinculava na época.

Assim, para evitar prejuízos e transtornos que podem dificultar a aposentadoria, o contribuinte deve sempre que possível consultar seu extrato previdenciário. Fique ligado.

(*) A autora é advogada, graduada na Fadisc, pós-graduada em Direito Imobiliário e pós-graduanda em Direito Previdenciário. OAB/SP 293.156

Contato e sugestões de pauta: fiqueligado2017@hotmail.com

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias