sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

Artigo Antonio Fais: Sem Limites

19 Jan 2018 - 13h07Por (*) Antonio Fais
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Final de semana chegando é sempre uma boa pedida para um filme. Minha recomendação é Sem Limites. Ele pode parecer apenas mais um filme americano rápido e bem feito, mas não é!

Sem Limites é um filme sobre aprendizagem e você pode aprender muito com ele.

Edie Morra é mais um inteligente fracassado. Ele não consegue escrever o livro, leva o fora da namorada, tem contas atrasadas e mora em uma espelunca. Tudo muda quando o ex-cunhado lhe dá um comprimido (NZT 48) que o torna mais inteligente, com um QI de 4 dígitos!

Perceba que o efeito do comprimido aumenta sua percepção! Ele passa a ver o que não via e, a partir daí, consegue achar solução para escrever o livro, ganhar dinheiro e conquistar tudo o que quiser.

Mas, é claro, que há problemas: o NZT48 tem alguns efeitos colaterais e mais gente quer o tal comprimido.

Dê especial atenção a três cenas: quando ele encontra a mulher de seu senhorio, perceba que sua mente chega meio minuto antes de ele efetivamente chegar; quando ele vai fazer uma arrumação em casa; e à cena da briga no metrô, em que ele pode acessar tudo o que já viu antes.

Este é um daqueles filmes que vale a pena assistir duas ou mais vezes, mesmo sabendo a história, pois ele é construído de muitos detalhes interessantes. É um filme que recomendo aos meus alunos de Escrita Criativa com a seguinte pergunta: Você gostaria de tomar este comprimido? Leia livros! E leia o mesmo livro mais de uma vez, assim você, como no filme, aumenta sua percepção e, vendo bem, pode realmente perceber e resolver os problemas.

Ah! Em tempo: assista com os filhos! É sempre melhor aprender juntos.

Sem Limites (Limitless) é dirigido por Neil Burger. Com roteiro de Leslie Dixon, baseado no romance The Dark Fields, de Alan Glynn, e estrelado por Bradley Cooper e Robert De Niro. O filme foi lançado março de 2011. Disponível no Netflix

Foto: DivulgaçãoO AUTOR

Antonio Fais, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Na década de 1980, criou e implantou os primeiros cursos de Informática do SENAC-SP. Escritor, graduou-se também em Filosofia, especializando-se em linguagem e aprendizagem. Realiza formações para professores e empresas em comunicação, linguagem, literatura e escrita criativa.

Leia Também

Últimas Notícias