sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Xavante será instalado em novo local

11 Out 2013 - 18h48
0 - 0 -

O prefeito Paulo Altomani anunciou nesta sexta-feira (11) a mudança do local de instalação do avião Xavante numa praça pública de São Carlos. Anteriormente, a aeronave ficaria sobre um pedestal na rotatória localizada entre a rua Miguel Petroni e a avenida Bruno Ruggiero Filho. Mas, isso demandaria o corte de árvores e impacto ambiental no local. Após avaliação com técnicos das secretarias de Obras Públicas e Coordenadoria de Meio Ambiente, o prefeito optou por transferir o projeto para a rotatória da avenida João Dagnone, preservando as características urbanas e contemplando a cidade com um novo cartão postal.

Paulo Altomani visitou o novo local ao lado do secretário de Obras Públicas, Márcio Marino. Conferiu o início da instalação do pedestal de três metros de altura e disse que em breve o avião estará instalado. "Além de preservarmos as árvores e as características do local, incrementamos o visual da entrada da avenida que dá acesso ao campus II da USP,     que por sinal oferece o curso de Engenharia Aeronáutica", disse Altomani.

O Xavante, de 10,80 metros de comprimento por 10,60 de largura, 2,80 metros de altura, já está em São Carlos, num espaço cedido pelo Supermercado Tonin. Assim que instalada, a aeronave ficará posicionada com o bico voltado para Avenida João Dagnone, inclinada à cinco graus, indicando a universidade. "Além de homenagear o empresário e aviador Fernando Arruda Botelho, morto tragicamente em abril de 2012, o monumento reforçará a nova vocação de São Carlos como pólo aeronáutico", comentou o prefeito.

Usada para treinamento e caça de ataque leve, o Xavante foi uma doação da Aeronáutica e em breve será montado por técnicos da própria instituição. O secretário Márcio Marino, lembrou que dentro do avião haverá um busto do homenageado. "Estamos preparando uma grande homenagem junto com a família Arruda Botelho e com o grupo Conquista, que se tornará mais uma atração de São Carlos", disse Marino, que ainda agradeceu a diretoria do Supermercados Tonin, que ficou responsável pela guarda do avião.

 

Leia Também

Últimas Notícias