sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Viaturas da Guarda Municipal serão rastreadas por GPS

20 Jan 2017 - 22h08
0 - 0 -

Samir Gardini, diretor do Departamento de Segurança Pública e Coordenação Político-Institucional da Secretaria de Governo, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki e ochefe de gabinete da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Douglas Pinheiro, se reuniram na sexta-feira (20), com analistas da empresa SisVetor, que administra o sistema de gestão pública do município.

O assunto discutido foi a implantação de sistema de GPS e monitoramento, serviço que consta no contrato assinado com a empresa, mas que até então não estava sendo utilizado.

A empresa fará a instalação de chips de rastreamento GPS nas viaturas da Guarda Municipal. O sistema rastreia as viaturas, mostrando horário, trajetória, velocidade, pontos de parada, controle de combustível e visualização da rua de modo similar ao Google Maps, gerando todo um histórico no banco de dados.

"Com os dados também será possível gerar estatísticas, gráficos e emitir relatórios logísticos e operacionais da roteirização e do desempenho operacional das viaturas. O sistema permite, ainda, o cadastro de procurados, de veículos roubados, inclusive de pessoas desaparecidas, contribuindo com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social na questão dos moradores em situação de rua", explicou Samir Gardini.

Será possível também criar setores virtuais que emitirão alertas quando as viaturas passarem do limite geográfico e de velocidade pré-estabelecidos. O sistema demarca a cidade inteira mapeando pontos de interesse como escolas e postos de saúde, mostrando em tempo real o endereço e o telefone e se a viatura está ou não no local. 

Na segunda etapa do projeto, além do monitoramento, serão disponibilizados tablets para que as próprias viaturas consigam ter acesso durante a operação do sistema, podendo registrar as ocorrências incluindo também imagens.

 

Leia Também

Últimas Notícias