terça, 19 de março de 2024
Educação

USP São Carlos receberá Escola Brasileira de Probabilidade

17 Jul 2019 - 08h03Por Marília Calábria
USP São Carlos receberá Escola Brasileira de Probabilidade - Crédito: Reinaldo Mizutani Crédito: Reinaldo Mizutani

De 22 a 27 de julho o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, receberá a 23ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade. Pela segunda vez sediada no Instituto – a primeira foi em 2016 – o evento internacional reunirá a comunidade acadêmica da área, oferecendo a estudantes, pesquisadores e estudiosos oportunidades de interação e participação em projetos de alto nível, com destaque para novas e promissoras linhas de pesquisa em probabilidade.

Criada em 1997 e beneficiada com a colaboração de Vladas Sidoravicius, homenageado na edição deste ano, a Escola Brasileira de Probabilidade foi concebida para ser uma grande discussão sobre os rumos da pesquisa na área. Aberta a estudantes e pesquisadores de todo o mundo, o encontro tem se consolidado como um evento internacional de referência, com a participação de ilustres probabilistas internacionais, atraindo também estudantes do Brasil e da América Latina. “Ao longo dos anos, a participação dos pesquisadores estrangeiros no evento foi aumentando. Hoje, a Escola é fundamental para quem atua na área e contribui para definir as orientações e interesses dos participantes”, revela Paulo da Veiga, docente do ICMC e um dos coordenadores do evento.

Com o objetivo de estimular a troca de experiências e o estabelecimento de colaborações, a Escola oferece minicursos e palestras e envolvendo campos onde a probabilidade está diretamente relacionada e aplicada, como medicina, computação, e tópicos voltados à física como a mecânica e a teoria quântica. Para consultar a programação, acesse o site do evento.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Escola ou no credenciamento do evento, no dia 22, a partir das 8 horas, no auditório do ICMC. A taxa varia de R$ 120 a R$ 350, dependendo da categoria.

Vladas Sidoravicius (1963-2019) – O nome do pesquisador lituano é proeminente na pesquisa da teoria das probabilidades. Após concluir o doutorado na Rússia e dois pós-doutorados, na Holanda e na França, veio ao Brasil onde, durante de duas décadas, atuou como pesquisador no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Vladas foi um dos idealizadores e organizadores da primeira Escola Brasileira de Probabilidade, realizada em 1997 no Rio de Janeiro. Além da Escola, ele trouxe ao país outras conferências de prestígio como, por exemplo, o Congresso Internacional de Física-Matemática, em 2006 – primeira edição realizada na América Latina, e a única edição brasileira da Clay Summer School, em 2010. Convidado para ser orador no Congresso Internacional de Matemáticos, desde 2015 atuava na New York University em Shanghai, na China, onde construiu um grupo de probabilidade. O pesquisador faleceu em maio deste ano, aos 55 anos.

Sobre o evento: Organizado anualmente pelo IMPA e um conjunto de instituições parceiras, como o ICMC e IME da USP, além de diversas sociedades científicas e agências de pesquisa, a 23ª Escola Brasileira de Probabilidade é uma realização do ICMC em parceria com o IMPA, com o apoio do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e da Bernoulli Society for Mathematical Statistics and Probability.

Leia Também

Últimas Notícias