sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

USP presta homenagem ao negro

19 Nov 2010 - 14h53

Trabalhos em grafite de Eliéte Leite Guedes Cardinalli prestam homenagem ao negro na exposição "Rostos e Olhares", instalada na Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos.
 
A artista é formada em Educação Artística, Artes Plásticas e Pedagogia, mas é na profissão de cabeleireira que se realiza profissionalmente.
 
"Uma simples exposição, apenas rostos e olhares. Olhos fixos, com tamanha intensidade e mistério, rostos negros, conhecidos ou não, que estão aí para serem vistos e reconhecidos.  Quanta coisa pode ser falada sobre estes olhares, quanta história a ser contada.  Uma homenagem por sua humildade, força e coragem, sem nunca nos esquecermos da bondade e pureza de coração.  O passado não pode ser mudado mas o presente sim; com orgulho podemos chamá-los de irmãos.  É o momento do iniciar de uma nova vida..." afirma Eliéte.
 
A exposição celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que marca a morte (1695) de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
 
O evento é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto que há anos organiza exposições de trabalhos de artistas, "que contribuem dessa forma, para a formação dos alunos e enriquecimento da formação cultural de toda a nossa comunidade.  A formação completa do cidadão compreende a cultura como um de seus elementos fundamentais", afirma a Profa. Dra. Maria Teresa do Prado Gambardella, coordenadora da exposição.
 
A mostra pode ser visitada até 03 de dezembro de 2010, de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados das 08h às 12h à Av. Trabalhador São-carlense, 400.  Informações: (16) 3373-8831 ou sandra@iqsc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias