sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

Universitários de São Carlos conquistam prêmio nacional

Time Enactus Caaso/USP, composto por 37 estudantes desenvolveram projeto no Assentamento Santa Helena

31 Jul 2015 - 14h24

O Time Enactus Caaso/USP composto por 37 universitários graduandos da USP São Carlos (estudantes de todos os institutos do campus São Carlos, IAU SC, IFSC, IQSC, EESC e ICMC) desenvolveu um projeto com um Assentamento Santa Helena localizado a 20 minutos do centro de São Carlos e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Nacional Enactus do Brasil, que reuniu centenas de universitários e empresários de todo o país para compartilhar seus projetos.

O projeto são-carlense foi reconhecido também pelo prêmio da KPMG, de Ética e Integridade, e pelo da Ford C3, Construindo Comunidades Sustentáveis, e pela final do prêmio da Andef e indicação ao da Unilever.

O Enactus é uma rede internacional composta por estudantes que, com o apoio de professores e líderes de negócios, desenvolvem e atuam em projetos para melhoria das condições de comunidades através da ação empreendedora.

“Somos um time novo, com apenas dois anos de existência, e para nós essas conquistas foram muito importantes para impulsionar ainda mais nossa motivação e garantir novos frutos para as pessoas com quem trabalhamos. Gostaríamos que nosso trabalho fosse divulgado para ajudar na obtenção de apoio na cidade e região e seria maravilhoso poder contar com sua ajuda”, disse Luiza Humber, 19 anos, graduanda em Engenharia de Produção USP São Carlos e coordenadora de Marketing do Time Enactus CAASO-USP.

ENTREVISTA

Ao São Carlos Agora, Luiza Humber concedeu entrevista exclusiva onde contou detalhes sobre o que é o Enactus e ainda sobre o projeto conquistado pelo time são-carlense.

São Carlos Agora - O que é o Enactus? Qual sua finalidade?

Luiza Humber - O Enactus é uma rede internacional formada por estudantes que, com a ajuda de professores e líderes de negócios, desenvolvem e atuam em projetos que tem o objetivo de trazer melhorias nas condições de comunidades com algum tipo de carência, através do conhecimento adquirido nas universidades, de forma empreendedora e de modo que os benefícios do projeto permaneçam após a saída do Time. A finalidade do Enactus e de todos os Times pelo mundo é melhorar as condições de diversas pessoas e famílias que passam por alguma necessidade, encontrando, juntamente com os beneficiados, seus problemas e atuando para que haja retorno financeiro e na qualidade de vida das pessoas.

SCA - Os integrantes do time são-carlense participaram de que evento? Onde e quando?

Luiza Humber - O evento que o time Enactus CAASO-USP participou foi o Campeonato Nacional Enactus do Brasil, que ocorreu nos dias 16 e 17 de Julho de 2015, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na cidade de São Paulo/SP.

SCA - Que projeto universitários criaram?

Luiza Humber - Trabalhamos com o Assentamento Santa Helena, localizado a 20 minutos do Centro de São Carlos. O assentamento é um local dividido em lotes ocupados por 14 famílias que vivem em condições pouco favoráveis. Criamos então o projeto GerAÇÃO Helena! A partir de muitas conversas e visitas ao assentamento, encontramos certas necessidades a fim de melhorar as condições de vida dos assentados através do acesso a serviços de saúde, da melhoria na qualidade da água consumida, da potencialização da produção por meio de um tratamento especial dado ao solo e novas formas de obtenção e distribuição de água para o plantio, da intensificação do escoamento, ou seja, da venda dos produtos orgânicos plantados, e fortalecendo o relacionamento interno entre os assentados.

Nesse contexto, o time ENACTUS CAASO-USP fez análises de água e solo e, a partir delas, distribuiu filtros de água e instalou cloradores em caixas d'água, além de encontrar uma técnica que torna o solo mais adequado ao plantio. Com o intuito de melhorar a saúde dos assentados, foram obtidas parcerias com uma dentista e uma nutricionista, que fazem o acompanhamento das famílias. O time está buscando junto com os assentados a outorga de uma bomba d'água e a implementação de um sistema de irrigação que permita aos assentados um aumento de sua produtividade.

Era preciso, então, que houvesse um melhor escoamento dos produtos orgânicos por eles cultivados. Criamos a REDE AGROECOLÓGICA DO SANTA HELENA, que faz uma ligação direta entre produtores e consumidores, conciliando produção e economia com saúde humana e ambiental, e valorizando a agricultura familiar. A Rede gera uma renda maior aos assentados e fornece aos consumidores produtos orgânicos de boa qualidade, com preço mais baixo, maior diversidade de culturas agrícolas e maior conhecimento sobre a fonte desses alimentos. Os consumidores têm um papel de extrema importância na estruturação desse novo modelo de comércio, pois sua fidelização promove uma melhor organização por parte dos assentados e o estabelecimento de um compromisso entre as partes é essencial para que a Rede continue como um sistema bom para ambos. Com o projeto, os assentados tiveram que se organizar e trabalhar como uma equipe para que tudo fosse entregue como combinado, o que aumentou o entrosamento entre eles e os aproximou ainda mais.

SCA - Este projeto será utilizado com que finalidade?

Luiza Humber - A finalidade do projeto é a melhoria das condições de vida das famílias moradoras do Assentamento Santa Helena. Queremos que, após a nossa saída, os assentados juntamente com os consumidores consigam manter a Rede Agroecológica ativa e trazendo benefícios para ambas as partes. Queremos também que o projeto possa ser aplicado em outras áreas que passam por dificuldades parecidas com a dos nossos beneficiados, para que o número de pessoas ajudadas seja ainda maior.

SCA - Quando foi criado Time Enactus CAASO-USP?

Luiza Humber - O time Enactus CAASO-USP foi criado em agosto de 2013, tendo atualmente pouco menos de dois anos.

SCA - Ao longo desse período tiveram muitas conquistas?

Luiza Humber - O Projeto GerAÇÃO HELENA foi apresentado pelo time ENACTUS CAASO-USP no Campeonato Nacional Enactus do Brasil, conquistando o terceiro lugar entre os times participantes. Longe de ser o objetivo principal dos projetos, o Campeonato ajuda os times a conhecer novas formas de impactar pessoas positivamente e mostra que estamos no caminho certo. O time ENACTUS CAASO-USP foi reconhecido pelo seu trabalho no Assentamento Santa Helena com os prêmios da Ford e da KPMG, a final do prêmio da Andef e a participação no da Unilever.

SCA - Estas conquistas acrescentam em que no currículo dos integrantes do time?

Luiza Humber - A participação em projetos de cunho social é algo que tem sido valorizado por muitas empresas, porém o objetivo dos membros é tentar fazer, de algum modo, a diferença na vida das pessoas, mesmo que aos poucos. Como os projetos Enactus tem um aspecto muito empreendedor, muitos ensinamentos são obtidos pelos integrantes através deles.

SCA - Considerações finais:

Luiza Humber - O trabalho está longe de acabar e os membros do time estão motivados a ver novas melhorias para o Assentamento e para nossos outros projetos! Porém temos muitos agradecimentos a serem feitos aos nossos parceiros (EMBRAPA, USP, grupo de jovens DeMolays, sr. Câmera, Dra Valéria, ONG Amanari, Diogo da UFSCar), ao nosso professor conselheiro Evaldo Espíndola, aos assentados e aos consumidores, além dos nossos patrocinadores, a TAW Intercâmbios e a Airship do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias