sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

UFSCar está entre as instituições do grupo de excelência no Índice Geral de Cursos divulgado ontem pelo Inep

18 Nov 2011 - 17h25

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está no Grupo de Excelência do Índice Geral de Cursos (IGC), relativo a 2010, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). No total foram avaliadas 2.176 instituições em todo o País. Com a nota máxima (cinco), a UFSCar está em 6º lugar entre as 218 universidades avaliadas; em 20º lugar entre as 27 melhores instituições do País (também com nota cinco) e em 10º lugar no Estado de São Paulo, também dentro do Grupo de Excelência.

O Índice Geral de Cursos avalia os cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior, compondo-se como a média ponderada entre o Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que avalia os cursos de graduação, e Nota da Capes, que avalia os cursos de pós-graduação. A avaliação do CPC foi feita com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 e nas avaliações feitas por especialistas diretamente nas instituições, que observaram as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Das 27 instituições que registraram o melhor desempenho, 16 são universidades públicas e 11 compreendem instituições privadas.

No Enade 2010 foram avaliados 14 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e cinco cursos tecnólogos. Na UFSCar, foram avaliados os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, que obtiveram nota máxima cinco; bacharelado em Educação Física e Agronomia, que ficaram com nota 4; e os cursos de Medicina e o Especial em Agronomia voltado para  assentados da reforma agrária, que não obtiveram conceito por não terem formado as primeiras turmas.

Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o resultado do IGC é um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido na Instituição. "Essa avaliação é resultado de uma visão da universidade de que a excelência acadêmica é um compromisso que norteia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nosso desafio é manter o crescimento da UFSCar com essa qualidade e com as condições para que os estudantes possam ter um espaço privilegiado de formação. É importante ressaltar também a qualificação de nosso corpo docente, composto por mais de 93 % de professores com doutorado". Para a Pró-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, Maria Silvia de Assis Moura, a avaliação do IGC "comprova o trabalho sério e o compromisso social da Universidade".

No IGC 2009, divulgado pelo MEC no início deste ano, a UFSCar também ficou com conceito máximo e ocupou o sexto lugar entre as 180 instituições avaliadas. O Enade 2009 atribuiu nota cinco aos cursos de Psicologia e Turismo e nota 4 para os cursos de Música, Estatística e Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade.

O resultados do IGC 2010 e do Enade 2010 podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), www.inep.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias