sexta, 26 de abril de 2024
Entre 9 de Julho e Episcopal

Tem início a concretagem do Calçadão da General

23 Out 2019 - 10h37Por Marcos Escrivani
Tem início a concretagem do Calçadão da General - Crédito: Colaborador/SCA Crédito: Colaborador/SCA

A revitalização do ‘coração’ de São Carlos teve mais uma etapa concluída na manhã desta quarta-feira, 23, com a concretagem da primeira etapa de obras do Calçadão da General, entre as ruas 9 de Julho e Episcopal, logo após o término do cabeamento subterrâneo com as passagens dos fios referentes as câmeras de segurança que irão monitorar todo o comércio e para a instalação de luminárias e ainda galerias para a drenagem da captação das águas pluviais.

As informações foram passadas pelo diretor da Secretaria de Transportes e Trânsito, Kleber Luchesi. “Hoje (quarta) será colocado concreto na parte central para não atrapalhar o acesso dos clientes às lojas. Posteriormente, serão feitas as laterais (provavelmente amanhã, quinta) e colocado passarelas no centro até as lojas para que os consumidores e comerciantes não sejam prejudicados”, disse.

Luchesi informou que a cura do concreto é rápida, já que é colocado um aditivo para secagem rápida. “No centro a camada terá 8 centímetros para que veículos possam transitar. Nas laterais, a espessura será de 4 centímetros. Posteriormente será colocado o piso Fulget em três tonalidades diferentes. Antes serão feitos recortes para plantio de árvores e os postes de iluminação pública”, comentou.

REDE APODRECIDA

O chefe do setor de manutenção de rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Lauriberto Corsi enfatizou ao São Carlos Agora que a situação da rede de água na região do Calçadão era pior do que imaginava. “Bem antiga, com canos podres. Seria impossível a revitalização sem a troca da rede”, garantiu.

Na oportunidade Corsi detalhou os trabalhos servidores da autarquia, enfatizando que o cronograma de trabalho não está atrasado. “Pelo contrário. Considero adiantado levando em considerações as intervenções não previstas”.

O chefe do Saae disse que entre a 9 de Julho e Episcopal foram eliminadas três redes de ferro fundido e colocadas duas novas de 2 polegadas em PVC. “Trocamos ainda todas as ligações das lojas”, assegurou. “Entre a Episcopal e Avenida São Carlos deixamos apenas uma rede e eliminamos duas de ferro fundido. Refizemos as ligações em todos os estabelecimentos também. Importante salientar que toda a rede no Calçadão estava degradada. Antiga e podre. Colocamos em ordem, tudo novo, para evitar problemas futuros”, afirmou.

Corsi salientou ainda que um dos imprevistos estava na galeria que recebe águas pluviais. Uma parte estava quebrada e trocamos aproximadamente 20 metros. Evitamos problemas futuros”, garantiu. “Sem contar na 9 de Julho, onde aumentamos a captação de água e parte que era direcionada para o Calçadão, deixará de acontecer. Dobramos a capacidade”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias