sábado, 18 de maio de 2024
Melhores salários

Servidores do Hospital Universitário de São Carlos iniciam greve nesta segunda-feira

05 Mai 2024 - 08h31Por Da redação
Funcionários em greve anterior - Crédito: arquivo SCAFuncionários em greve anterior - Crédito: arquivo SCA

Após a rejeição da proposta apresentada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025, os trabalhadores do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir das 7h desta segunda-feira (6). 

Segundo Regina Ferreira Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas de Serviços Hospitalares de São Carlos, a empresa EBSERH propôs um aumento de 2,15% nas cláusulas econômicas, que foi apreciada em assembleias em todos os estados brasileiros, sendo totalmente recusada. Disse ainda que "as entidades sindicais estão pedindo 14,07% de aumento e outras reivindicações como aumento do auxilio alimentação".

Em relação ao atendimento ao público, ela explicou que os setores essenciais devem ser mantidos em funcionamento. "Estamos nos organizando para manter os setores essenciais funcionando, pois somos um hospital e é preciso ter cuidado".

Ainda nesta segunda-feira haverá uma audiência de mediação entre as entidades e a empresa, às 9h30 em Brasília. 

NOTA DO HU

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) informa que os empregados da Ebserh entrarão em greve a partir desta segunda-feira (06), ainda não temos informações sobre a quantidade de trabalhadores que vão aderir ao movimento.
A gestão do hospital se reuniu com o sindicato para que os serviços essenciais sejam mantidos. Será feito um monitoramento diário da greve.
A Ebserh informa que os representantes dos empregados na Mesa Nacional de Negociação Permanente - MNNP rejeitaram as cláusulas sociais e econômicas propostas pela empresa, na última terça-feira (30), e mantiveram o indicativo de greve, mesmo com a disposição da Ebserh em manter o diálogo aberto com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e com a categoria em busca de melhores parâmetros.
Diante desse cenário, a Ebserh ingressou com pedido de mediação e conciliação pré-processual perante o Tribunal Superior do Trabalho (TST), requerendo que seja designada com brevidade audiência para dar continuidade à negociação entre a empresa e as entidades representativas dos trabalhadores.

Em nota, Hospital Universitário alertou que trabalha com capacidade máxima de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2

 

Leia Também

Últimas Notícias